Festa feita em casa – Piratas

Quando meu filho mais velho me viu preparando todas as coisas para a festa de arco-íris da irmã, aqui, ele ficou doido. Me perguntou várias vezes se eu faria o mesmo para o aniversário dele. Um dia, ele recebeu um convitinho para uma festa de um amigo da escola que tinha um mapa de como chegar. Pronto! Ele queria que o convite dele também tivesse um mapa. Daí, surgiu a ideia de fazermos uma festa de piratas. Mas o orçamento tá curto, a vida não está lá muito barata… Resolvi, então, que eu faria uma festa com tudo o que eu tivesse em casa, compraria o menor número de coisas possíveis e faria da decoração ao bolo…

Preciso dizer algumas coisas, antes de mostrar tudo o que fiz. Primeiro, como disse minha irmã, sou praticamente um armarinho, de tantas coisas que comprei ao longo dos últimos anos. Tenho muitas coisas guardadas – seja de festas, seja de artesanato ou papelaria. Segundo, sou megalomaníaca. Não sei fazer duas coisas e dizer “tá ótimo”… vou tendo ideias e querendo colocá-las em prática… Outro ponto é que preciso pôr na ponta do lápis para saber se realmente saiu mais barato do que alugar um salão com uma festa pronta – vou ser honesta com os gastos que tive e, talvez, vocês possam me dar um feedback sobre quanto se gasta por aí em festas.

Para a festa, convidamos 15 adultos, sendo que 4 tem filhos na mesma idade que o meu, e os 14 amiguinhos da escola. Como ele está fazendo 5 anos, também vêm os pais. Então, calculamos uma festa para 40 adultos e 20 crianças.

Decidi servir pipoca, cachorro-quente e tortinha de liquidificador em forminhas de cupcake. Para os doces, beijinhos, brigadeiros, pirulitos, guloseimas (aquelas bem porcarias que não deveríamos nem sonhar), cupcakes e bolo. Acabamos por servir também torradinhas com patês e espetinhos de queijo com tomatinho cereja.

Para decorar, procurei em vários sites inspiração. Achei várias coisas, mas, por incrível que pareça, esta não é uma festa muito popular. Encontrei várias coisinhas lindas para imprimir e muitas ideias legais. Separei-as todas aqui, no Pinterest.

Meu plano era que a festa fosse divertida para as crianças, então, tinha que ter muita brincadeira. Planejei um caça aos tesouros e caracterizei as crianças como piratas. Então, também fiz lencinhos, ganchos, espadas, tapa-olhos, bauzinhos, caveirinhas de feltro, caveirinhas de giz…

Não sei exatamente como organizar este post, porque gostaria de mostrar não só o que fiz, mas como fiz… Vamos lá… o post ficará gigantesco…

Convite – mapa do tesouro

Para fazer o convite, procurei uma imagem de mapa que eu gostasse, mas que também estivesse em um formato que não fosse Adobe, porque eu queria editá-lo com as informações da festa. Tirei daqui o mapa. Daí, imprimi em folha A4 comum, em impressora a laser. Depois, colori com lápis de cor comum. Daí, começou o processo de envelhecer o papel!

Para envelhecer o papel, você vai precisar de café passado morno e café em pó. Passe o papel no café morno, deixe-o por uns 20 segundos, mas tome cuidado na hora de virá-lo, porque ele rasga bem facilmente. Depois, jogue um pouco do café em pó, se quiser deixar manchas na folha. Estenda-o em um varal, ou em qualquer lugar que ventile, e está pronto. Aprendi a fazer o processo neste blog aqui.

Mapa/Convite do Tesouro

Bauzinhos

Para fazer os bauzinhos, depois de tentar vários moldes, encontrei este aqui, do blog Grande Amor de Deus, onde há outros moldes. Como eu queria que coubessem várias coisinhas grandes, precisei aumentar o desenho (e tive que fazê-lo à mão, mesmo). Eu tinha várias folhas coloridas de papel canson, por isso, cada baú saiu de uma cor (lembra que meu objetivo era comprar a menor quantidade de coisas possíveis?). Para decorar, usei cola colorida. O primeiro (azul) ficou muito cheio de borogodó. Desisti e passei a fazer desenhos mais simples.

Dentro de cada bauzinho, havia: massinhas de modelar (que eu comprei pronta), moedas de chocolate, dadinhos de caramelo, uma caveirinha de feltro (que eu fiz) e uma caveirinha de giz de cera (que eu fiz também).

Bauzinhos

Caveirinhas de feltro

Sempre que eu vou fazer essas coisinhas, lembrancinhas, procuro vários modelos, separo e produzo os que mais gostei e, depois, escolho o que vou fazer em quantidade grande. Escolhi o modelo que encontrei no Flickr, aqui, porque amei as caveiras coloridas. Para tirar o molde, ampliei a imagem na tela e desenhei-a em um papel mais transparente.

A foto maior é das caveirinhas que escolhi. Na sequência, da esquerda para a direita: a que escolhi e as outras duas que também tinha gostado.

Caveirinhas de giz de cera

Quem não conhece o blog da Estéfi Machado precisa ir lá agora, porque é lindo, porque ela é super criativa, porque tudo o que ela faz fica demais. Quando vi as caveirinhas de giz de cera, enlouqueci e procurei insanamente pela forminhas para que eu pudesse fazer para a festa. O post que ela explica como fazer é este aqui.

Mas preciso fazer algumas considerações: como queria fazer ao menos uma caveirinha e um ossinho para cada criança, fiz o processo várias vezes… o que aconteceu é que, depois de algumas vezes, os ossinhos passaram a sair todos quebrados e, aos poucos, a forma foi estragando… e estragou tanto que precisei jogá-la fora (buáááá). Então, talvez funcione para que a gente faça apenas uma vez (assim, você não precisará jogar a forma fora, como eu). Ainda assim, essa ideia de reciclar o giz é tão genial, porque dá para fazer com outras formas, ir longe com a imaginação. Pelo que eu pesquisei forminhas de alumínio podem ir direto ao forno e funcionam também!

Caveirinhas de giz de cera

Saquinho de papel com Kit pirata

Como a minha proposta era que as crianças brincassem de pirata, nada melhor do que cada uma ter seus próprios acessórios, não é? Então, aproveitei que tenho um rolo de papel craft e fiz saquinhos, inspirada aqui no Alguma Bossa, para pôr dentro os itens, que eram: gancho, tapa-olho e lenço – todos feitos aqui em casa.

Para fazer o saquinho, cortei o papel craft em um formato retangular e segui as instruções deste site aqui. Se vc entrou neste link, deve ter percebido que está em alguma língua absurda – eu também não falo este idioma, mas deu pra seguir as fotos tranquilamente, viu? Depois de prontos, imprimi figuras de pirata menino e de pirata menina, prendi com um clips pequenino – para que as crianças pudessem pintá-las mais tarde – e usei uma fita que tinha em casa.

O saquinho com o kit e o meu piratinha ao lado dos saquinhos

Gancho de Pirata

Para fazer o gancho, eu imprimi um molde que tirei daqui, o copiei para o papel paraná e o encapei com papel alumínio. O suporte foi feito com um copo plástico que pintei de preto (tinta + cola branca) e fita adesiva. Bem simples, mas as crianças adoraram!

Do lado esquerdo, crianças com os kits. Do direito, um photoshop mal feito e um gancho pronto!

Espadas

Para fazer as espadas, me inspirei neste site aqui. Eu fiz rolinhos com jornal, depois cortei tiras de papel alumínio e cobri os tubinhos. Prendi as pontas, pintei um papelão para fazer a base (esqueci de fotografar esta etapa) e pronto!, tínhamos espadas para todos!!!

Lunetas e centros de mesa

Para cada mesa, fiz um arranjo bem simples, mas que achei lindinho: um copo de plástico bem transparente, uma corda, uma concha e areia. Não ficou uma graça? Além disso, fiz lunetas que deixei nas mesas. Para as lunetas, segui as instruções daqui – nada complicado: rolos de papel (higiêncio, toalha, ou coisas do tipo), copo plástico e tinta.

Piralitos

Quando vi os rostinhos destes piratinhas, na hora pensei em uns pirulitos que eu tinha guardado. Como eram poucos, acabei precisando comprar mais. Ainda assim, tinha o problema de onde iria colocá-los. Vocês acreditam que há meses eu tenho pedaços de isopor guardados, com todo mundo me pedindo para jogá-los, e eu finalmente achei uma utilidade para eles? Vejam que fácil: eu apenas os encapei com uma cartolina preta, usando cola quente, e passei uma fita linda. O resultado ficou fofo, não foi?

Imprimíveis

Para decorar, procurei sites que disponibilizam itens de decoração para imprimir, chamados de free printables. Tirei daqui: Paging SupermomLovely Little SnippetsTwo Penny Blue Mom. Vejam se gostaram!

Outros itens da festa

Para não deixar ainda mais longo este post, vou resumir outros itens da festa aqui.

Para o caça ao tesouro, fiz um baú maior, onde pus os bauzinhos, feito de papelão e pintado toscamente mesmo. Apesar de grotesco, as crianças surtaram do mesmo jeito.

O Baú e o momento em que as crianças o encontraram!

Outra coisa que fiz de papelão foi uma prancha, mas ela acabou por passar invisível, coitada. Só foi vista quando mostrei aos pequenos como fazia.

A sensação mesmo foi o barco que meu marido desenhou em uma caixa de papelão. Eu cortei a figura, fiz um mastro e uma vela e o colocamos em cima do brinquedo do parque. As crianças a-do-ra-ram!!

Acima, meu pirata no barco. À esquerda, as crianças. No meio, mamãe pirata. À direita, a coitada da prancha abandonada…

O amor de toda festa – o bolo

Gente, eu sei que este post está longo, longuíssimo, mas eu precisava falar do bolo, aquele lindo. Eu tive várias ideias de bolo em formatos de baús, de barcos e tudo o que é jeito. Mas eu não teria tempo para fazê-lo… Quando vi este post do blog The Cookie Shop, da Paula Cinini, eu pirei: um bolo lindo, uma receita fácil e em português!!!

Amei o bolo. De verdade. Além de lindo, ficou delicioso!

Sabem, para terminar, esta foi uma festa que deu bastante trabalho. Muitos detalhes, muita ansiedade para saber se o pequeno iria se divertir, muitas coisas para fazer e para tentar dar certo. No fim, gastamos, no máximo, R$600,00, o que não achei tão absurdo, porque isso inclui o aluguel do salão, as comidas e tudo que fiz.

De verdade, foi a melhor festa que meu filho já teve. Apesar de sentirmos muita falta da nossa família e de nossos amigos, foi totalmente voltada para as crianças – eles brincaram muito, muito, muito. Não era uma festa de adultos com crianças, como foi nos anos anteriores, mas de crianças com seus pais, o que torna tudo mais divertido, mais leve, mais lindo. Me lembrou das festas da minha querida tia Kátia, que sempre caprichou muito e fazia tudo assim – simples, em casa, cheias de detalhes surpreendentes, e sempre, sempre, divertidas! (tô chorando, dá para acreditar?)

(só mais algumas fotos pra vcs verem que festa linda!)

Anúncios

32 pensamentos sobre “Festa feita em casa – Piratas

  1. Geeeente que super mega criativa que vc é. Não me sinto preparada pra fazer a metade. Rere. Parabéns. Sorte a do teu filho.

    Bj
    Manu
    #amigacomenta

  2. Nossa, eu to organizando a festinha da Nina de 2 anos e seu post foi MEGA inspirador… o tema não é pirata, mas vc teve tanto capricho em tantas coisas! ficou muito lindo!!!!! (e tb vi o link da festa da sua filha, eu amei!!! parabéns, Sofia!!!!! :)) (obs. fiquei pensando sobre o nome do seu blog… até ver q vc fez unesp. pronto, entendi! unespiano sempre na breja com os amigos… rs fiz unesp em bauru e morro de saudades! rsss). beijos

  3. Oi, Sofia achei ótima a sua idéia e ficou linda e aposto que as crianças adoraram e é assim emsmo festa de criança é pra criança. Pena que Daniel desistiu de fazer seu aniversário de Piratas 😦

    Bjsssssssssssssssssssssssss, Dani Cardão

  4. Ficou tudo lindo, nem sei o que comentar primeiro… vc arrasou, amei as caveirinhas de feltro, a ideia de envelhecer o papel e tudo mais… quando eles são pequenos é tão bom, adoram essas coisas… O meu não quer nada de nada, vai fazer 10 anos mês que vem… Um grande bj, Soft!! Vc é show!! E aposto que ele ficou muito, muito feliz!!!!
    #amigacomenta

  5. Nossa!!!! Você fez uma festa em casa perfeita!! Já tem vários meses que estou planejando a festa pirata dos meus filhos, inclusive tenho um enorme arquivo de imagens de festas nacionais e internacionais, de forma que posso dizer que o seu post é um dos que melhor explicam como fazer uma festa pirata em casa. Parabéns! Estou muito encantada com sua festa e com a sua disponibilidade em ajudar outras mães a fazerem suas festas em suas casas também. Beijos. Mariana Bastos

  6. A festa foi o máximo Sofia! AMAMOS!!! Fora que além de linda, estava tudo delicioso e víamos que tinha sido feito com muito carinho! Parabéns! Você arrasou e vou te contratar pra fazer a festa do Pedro ano que vem 😉

  7. Eu, em busca de inspirações, ideias e informações para a festa pirata da minha filha, encontro esse baú do tesouro!!!!! E ainda ensinando a fazer o convite do jeitinho que eu imaginei, sem saber por onde começar (se imprimia e envelhecia o papel ou vice-versa). Tudo bem do tipo que eu preciso – festa feita com muito carinho e muita mão de obra materna!!!!

    Obrigada por dividir esse tesouro. Com mapa fica muito mas fácil!

  8. Adorei a sua festa!!!! Até copiei um pouquinho!!!! rrrsss
    Estava sem idéias para fazer a festa do meu filho quando achei seu “Buteco”, amei. Parabéns e continue assim!!

  9. Procurando pela net sem querer vim parar no seu blog e por coincidência a festa do meu filho estou pensando em fazer dos piratas, vai ser de grande ajuda suas dicas… Amei!!! Parabéns!!!

  10. Qué cosas sencillas y hermosas, disculpá no escriba en portugués, soy uruguaya y buscaba inspiracion para la fiesta de mi hijo de 6 años…Gracias por los detalles

  11. Vou fazer o aniversário do meu piratinha em julho e já estou procurando inspiração. Seus conselhos completaram meu baú de tesouro. Usarei várias ideias. Muito Obrigada.

  12. oi, amei a festa do pirata e pretendo fazer uma para o meu filho também> não sei se com tanta dedicação como vc. mas não consegui salvar o arquivo do convite do mapa do tesouro, sem ser em pdf, para editá-lo. Sou uma negação em informática. vc pode me dar uma dica. Tudo lindo pretendo copiar várias idéias. Obrigada

    • Oi, Luciana!
      Sabe como eu fiz? Abra o arquivo em PDF, centralize a imagem no mapa, aperte ctrl e um botão “prt sc” (print sreen) no seu teclado. Isso copia a imagem que está na tela. Abra o paint e dê um ctrl C. A imagem aparecerá no programa e você poderá editá-lo como quiser!!!!
      Se precisar de mais coisas, pode contar comigo!!
      Beijão

  13. Pingback: Festa de aniversário: Piquenique da Chapeuzinho Vermelho | Buteco Feminino - Mesa para Conversa de Mulher

  14. Adorei. Esse tema da festa do meu filho que vai fazer 3 aninhos. Saiba que vc me ajudou bastante pq so eu que vou fazer as coisinhas. Se for encomedar é uma fortuna.um abraço

  15. Maravilindo, peguei um monte de idéia, a diferença é que a festa vai ser para minha filha, ela quiz uma festa pirata menina, obrigada por compartilhar essas idéias me ajudou muito. Parabéns.

  16. Adoreiiii!!!!! Segui todas as dicas e a festa do meu filho foi muito legal!!!! Tudo com fácil acesso e com custo baixo!!! Estava com dificuldade de achar pronto,
    nessas lojas de artigos para aniversário. Obrigada foi muito útil para mim!

  17. Pingback: Festa feita em casa: Harry Potter – dicas, ideias e mais | Casulo

  18. Adoro quando as mães não deixam passar uma só comemoração, criança nunca esquece!! Adoro festas e artes. Faço plaquinhas divertidas para diversão e fotos, estão na moda e fazer a diversão dos convidados, se alguém tiver interesse tenho padronizadas e personalizadas, diversos modelos para várias ocasiões. Qualquer dúvida entrar em contato por e-mail mazercristiane@bol.com.br .

    Obrigada.

Só é um Buteco se tiver conversa! Vem, deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s