Algumas dicas para preparar uma festa infantil

Se você decidiu – por qualquer motivo – que não ia fazer festa em buffet e, além disso, baixou a rainha do “quero fazer tudo”, como eu, este post é para você.

De alguns anos para cá, talvez porque agora eu esteja em casa e tenha me afeiçoado ao artesanato, decidi fazer a decoração e boa parte das festas daqui. Este ano, no aniversário de 1 ano de minha pequena, não foi diferente. Foi mais punk, pra falar a verdade. Vou colocar aqui uma série de dicas e vários links de sites que me ajudaram muito, além de direcionar a outros posts que explico como fiz algumas coisas mais específicas.

1 – Eu prefiro começar pelo tema. Escolher o tema pode envolver seu filho ou não. Como a minha é bebê, mamãe escolheu. Do meu mais velho, procuro direcioná-lo, pois não tenho muita preferência por temas comuns. Um ano, ele queria de um desenho animado e eu, aos poucos, fui direcionando para um que ele gostasse bastante e que nos desse muitas possibilidades. O ano passado, conseguimos chegar a um acordo de fazer uma festa de cores. Este ano, ele já me avisou que quer uma “festa do pijama”. Isso é muito pessoal, seja o tema comum ou não.

Gosto de escolher o tema antes de tudo para que eu já direcione todo o resto depois. Sabendo do tema, eu consigo pensar em que tipo de festa que quero fazer.

2 – Siga aquele passo-a-passo básico – número de convidados, quantidade de comida, e etc. Eu não segui nenhum protocolo, fui fazendo de cabeça, mas, para quem quiser, aqui está bem explicadinho.

3 – Faça um acolhido de muitas e muitas e muitas informações sobre o que você escolheu. Para isso, eu recomendo veemente o site Pinterest (aqui). Eu ia escrever um post somente sobre esse maravilhoso , mas a Tays Rocha escreveu o melhor e mais detalhado post para isso, explicando não só como é, mas como participar dessa rede maravilhosa – aqui.

Eu fiz um “Board” só para a festa, chamado “Rainbow Party” – http://pinterest.com/sofiashanti/rainbow-party/

4 – Procure informações em vários sites de festas infantis, em imagens do Google, no Pinterest. Inspire-se. Algumas vezes, coisas que não se relacionam à festa podem ser usadas. Aqui, um post meu com sugestões de sites para festas. A maioria está em inglês, mas o importante são as imagens!

5 – Vá além: use o Google Tradutor e descubra qual é a tradução para o seu tema em outras línguas, além do termo “festa de aniversário”, depois, volte à página de pesquisa e digite o conjunto da palavra mais “festa de aniversário” naquela língua e procure as imagens que aparecem. Lembre-se: tudo o que gostar, de um Pin-it, para você se lembrar depois lá no Pinterest.

6 – Organize-se. Então, você pesquisou, decidiu o que quer, o que será possível fazer e etc. Faça, antes de tudo, uma lista de tudo o que vai querer para festa: convite, comes e bebes, cada item da decoração, número de mesas para decorar etc. Depois, faça uma outra lista, a de afazeres, com calendário, marcando o que fará em qual dia (seja realista: algumas coisas demoram mais de um dia para ficarem prontas). Para isso, fiz três coisas: duas tabelas no excel – uma com o calendário, outra com a lista de afazeres –  e usei o site Toodledo, uma excelente ferramenta para organizar afazeres.

Calendário que fiz no Excel

Lista de afazeres

Lista do site Toodledo

7 – Faça uma lista com tudo (absolutamente tudo) o que vai usar, precisar para realizar a festa. Desde as forminhas de brigadeiro, passando pela cola quente e a branca até a tesoura. Assim, você não começa a fazer algo e percebe que não tem aquele item que precisa para terminar a decoração.

8 – Comece e procure se adiantar ao calendário. O quanto você tiver pronto antes, menos trabalho você deixa para o dia (enlouquecedor). Beijinhos e brigadeiros podem ser congelados antes, você tira no dia e fica per-fei-to. (Fiz no meu casamento e deu muito certo). Biscoitos de mel tem validade até três meses se bem embalados e guardados. Parece que também dá para congelar cupcakes.

9 – Se houver algum item que você gostaria muito, mas não tem como fazer, os sites Elo7 e Tanlup podem te ajudar. Lá, você encontra gente que faz artesanato e que aceita encomendas. Não sei dizer quanto é, se realmente vale a pena. Tenho mais de uma amiga que já comprou por lá e adorou.

10 – Só para deixar um número redondo! Ha! Divirta-se! É enlouquecedor, mas muito satisfatório! Depois, pretendo colocar algumas fotos de como ficou a minha festa…

7 pensamentos sobre “Algumas dicas para preparar uma festa infantil

  1. Legal! É mais organizada e competente do que muito buffet por aí, que só cobram, cobram e a festa fica uma porcaria. Esses estelionatários sem caráter fazem vários planos (o VIP, o Master, o afrescalhado e o econômico) e cobram cada pratinho de plástico que usam ao invés de fazer um preço global para a festa. Gostaria de saber se seria possível fazer uma festa que a todos agradasse com um tema relacionado aos gladiadores, ou a algum jogo de guerra ou sobre alguns monstros ou qualquer outro assunto desagradável e constrangedor. =)

  2. Amiga, que organização a tua…admiro muito!!!!
    Pena que eu não pude ir, :P… Muita saúde e alegrias para a Catarina, deve estar mais linda que nunca…
    Ah!!!Por conta de um post seu eu passei a organizar os talheres no escorredor,rsrsrsrs, toda vez que lavo louça lembro de vc, lavo louça umas 3 ou 4 vezes ao dia, portanto, penso muuuuuito em vc,rsrsrsrsrs… Grande bj e bom dia!!!!

  3. Mais uma vez, parabéns pela disposição, pelo trabalho, pelo bom gosto e agora, por compartilhar as informações com a gente!! Como disse, tenho certeza de que estas serão lembranças maravilhosas e inesquecíveis.
    Também estou adorando o Pinterest, sempre gostei de colecionar imagens inspiradoras, mas salvava tudo no micro!
    Agora estou ansiosa pelas fotos! Beijos!

  4. Uma festa assim, feita com cuidado e carinho, não tem comparação a uma festa pronta de buffet. Parabéns pela organização e pela disposição em fazer algo diferente e personalizado, com a cara da família e nesse clima acolhedor.
    Quanto à festa, realmente fiquei triste por não ter ido. Mas não vão faltar oportunidades de nos encontrarmos de novo.
    Grande beijo e um maior ainda na Catarina!!!

  5. Pingback: Festa Balão de Arco-íris – fotos e inspirações | Buteco Feminino – Mesa para Conversa de Mulher

Só é um Buteco se tiver conversa! Vem, deixe seu comentário!

