O significado que damos às coisas

Comecei a pensar nisso quando meu marido, arrumando a bagunça da mudança, começou a rir das coisas que guardo. Não sou uma acumuladora, mas gosto muito de guardar pequenos objetos e papéis que contam a minha história. Devem dar, juntos, umas 3 ou 4 caixas de sapato.

Depois, pensando na polêmica que surgiu em torno do último post – A dor do desmame – em algumas comunidades do FB, cheguei à mesma conclusão. Cada um atribui um significado diferente às mesmas coisas. E aí lembro-me de uma história da qual gosto muito:

Três cegos foram a um mestre discutir o que era Deus. Eles não conseguiam entrar em um acordo. O mestre, então, coloca-os próximo a um objeto e pede que cada um o descreva e diga o que é. O primeiro disse que era uma cobra; o segundo, uma árvore; e o terceiro, um grande vaso de argila. O mestre, então, lhes conta que o objeto era, na verdade, um elefante. Cada um sentia uma parte, por isso não tinham dimensão do que era o todo, mas todos falavam do mesmo ser.

Preenchida com nossos significados

Acho que as nossas atitudes, os nossos objetos (e tudo o que for humano – das religiões à cultura), são, na verdade, algo que enxergamos do nosso modo. Nós atribuímos um significado e passamos a querer que o outro enxergue o mesmo.

A minha caixa, o modo como lido com a amamentação, a maneira como enxergo a vida vão possuir um significado diferente daquele atribuído por outras pessoas. E nem por isso as coisas tem um valor maior ou menor. Apenas distinto.

Refletir sobre isso acabou me trazendo uma absurda tranquilidade. Me senti mais plena, mais leve e mais plural… afinal de contas, como é bom viver na diversidade.

(Ah, e eu não deixei maridão jogar meus tesourinhos fora… só as tralhas)

4 pensamentos sobre “O significado que damos às coisas

  1. Olá, faz tempo que a preguiça não me deixa comentar aqui, mas leio os teus posts no email. Também tenho minhas caixas de tralhas, meu próprio blog é uma (repare no nome: K-tralhas) e tenho a mesma opinião que vc, cada um vê uma mesma coisa de um ponto de vista diferente e atribui valores diferentes à mesma coisa.
    Tem uma frase muito usada no direito que diz mais ou menos assim: “existem 3 pontos de vista: o do acusado, do acusador e dos jurados” ou seja, o seu, o meu e o dos outros.

    bjs

  2. A mais pura verdade…

    O problema é a gente perceber isso na hora certa, não é não?
    Porque, no meu caso, eu primeiro me estresso, e só depois consigo olhar e dar o real valor às coisas.

    Tive uma experiência muito parecida com a tua, onde uma pessoa me falou coisas horríveis com relação aos meus filhos. Resultado: fiquei tão estressada que meu leite secou e não desceu por 3 dias. Meu bebê tinha 1 mês e eu não queria que ele fosse para a mamadeira. Tive que tomar um remédo que me fez engordar 15 kg e tudo isso porque eu permiti que o que o outro disse me afetasse.

    Hoje ninguém me pega com as “calças curtas”. Também entendi que no fial das contas mesmo são só opiniões diferentes, só isso.

    Bjs!

  3. Que lindo texto, Sofia!!!
    Ontem mesmo eu falava com uma amiga, que tbém temos a mania de enxergar as pessoas de uma forma que elas não são, e isso nos magoa bastante!!!
    E realmente cada um tem um ponto de vista e uma experiência diferente que nos faz ver as coisas de outra maneira…
    Eu outro dia comecei uma limpeza aqui e joguei um monte de coisas fora, desenhos das crianças, bilhetes do tempo de namoro, fez bem, mas ainda tenho um monte de coisas guardadas,rsrsrsrsrsrs…
    Grande bj,querida!!!Saudades!!!!!

  4. Amore,

    Como é bom ler seus textos! Vc é uma ótima contadora de histórias. E o melhor é que não se esconde atrás de máscaras: é autêntica e tem muito conteúdo para compartilhar. Quando soube que seus posts estão indo para outros sites senti muito orgulho!
    Te adoro e estou morrendo de saudades.
    Bjinhos,
    Ana

Só é um Buteco se tiver conversa! Vem, deixe seu comentário!

