A inveja e as crianças – daquelas lições difíceis de explicar

Como mãe, nós sabemos que precisamos ensinar muitas coisas aos filhos, principalmente certos valores. Só que hoje vivenciei algo inusitado: ao escutar o primo falar que tinha ganhado uma bicicleta, meu filho começou a chorar – este era o pedido que tinha feito ao Papai Noel e ele ainda não tem certeza se o bom velhinho vai trazer ou não. Não quis mais conversar pelo telefone com o primo, mal escutou a tia e passou bons minutos chorando copiosamente. Ao perguntar para ele o motivo de tanto choro, o pequeno respondeu prontamente: “O Matheus tem uma bicicleta e eu, não”. Eu disse a ele que deveríamos ficar feliz que o primo tinha bicicleta e estava tão radiante. Ele me respondeu que “não, eu tô triste porque ele tá feliz”. Fiquei surpresa e explico o porquê.

Caiu no choro

Quando as crianças são pequenas, ao ver o coleguinha com o brinquedo que amam – e não têm -, elas choram. Para aliviar o sofrimento, alguns pais e familiares dizem “Não chora, não, que eu compro esse (ou compro um melhor) pra você”. Eu nunca concordei com este tipo de comentário. Eu não tenho uma casa maravilhosa e ninguém vai comprar uma para mim, por mais que eu chore. Então, nunca dissemos isso ao meu filho, nunca ensinamos este tipo de coisa por aqui. Mas, sim, várias vezes ele chorou porque queria algo que não tinha. A minha surpresa foi ver que ele se entristeceu com a alegria do outro: sentiu inveja. Oh, my! Crianças sentem inveja… eu já sabia, mas não tinha me dado conta de como este sentimento é primitivo. E aí, lá fui eu, sentar para conversar sobre a importância de ficar e ser feliz com a alegria e felicidade dos outros, mesmo que a gente não tenha e queira o que o outro tem. Sim, Papai Noel vai trazer a bicicleta pra ele. Mas usar isso como argumento – “Não, chora, Papai Noel vai trazer uma pra você” – não vale. É perder a oportunidade de transmitir algo de bom. Ainda mais nessa época do ano… Se nós precisamos controlar e refletir sobre nossos momentos de inveja, como lidar e ensinar isso às crianças?

4 pensamentos sobre “A inveja e as crianças – daquelas lições difíceis de explicar

  1. Puxa, até meu gato sente inveja da minha filha por ela estar recebendo mais carinho ultimamente que ele… Acho que primeiro de tudo é fazer como você, encarar que algumas coisas são inerentes ao ser humano, ao nosso lado mais primitivo, instintivo, mas mostrar outras formas de encarar os fatos, de um jeito mais sábio, evoluído e nobre. Acho que esse é um dos papéis mais importantes dos pais, ensinar os filhos a agirem mais com o neocórtex e mesmo com o reptiliano, rs…🙂

  2. achei sobre este assunto agora, adivinha por que?? meu filho tem 4 anos e ultimamente tem batido no colega da escola, coloquei de castigo, mas uma tia minha descobriu: ele queria ser loiro e dos olhos verdes como os do garoto. honestamente nunca estive tão perdida, porque não é só a inveja mas tambem o preconceito racial. por favor me deem umas dicas, depois disto sexo é o assunto que menos me incomoda,RSRSRS.

  3. Olá passo por uma situação parecida, meu filho tem 6 anos e tem um primo de 9 anos, somos vizinhos, o meu sobrinho tem tudo, nunca falta nada para ele, mas não sei porque sempre que meu filho ganha alguma coisa, pode ser uma figurinha, coisas simples, tipo brinquedo do Mac, ele fica com raiva, ou ele desdenha do que o meu filho ganhou ou ele fala mal, reclama na casa dele com os pais, enfim…saem brigas enormes as vezes. Não sei como proceder, sem dizer o ciúmes dele de tudo, e de todos. Recentemente ele ganhou um cachorro e ele tem ciúmes porque a família dá atenção para o cachorro.
    Gostaria de saber se isso é inveja, insegurança, baixa auto estima, ciúmes…o que????

Só é um Buteco se tiver conversa! Vem, deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s