Sobre a mudança para o Rio de Janeiro e a gentileza carioca

Há quase 3 semanas, eu, pequenos e marido mudamos para o Rio de Janeiro.

Sempre mudei muito de cidade, de casa, mas sempre estive perto de um familiar próximo, como mãe, pai, irmã. Agora, mudamos de estado e viemos para uma cidade em que não conhecemos muitas pessoas.

Logo que tivemos a notícia de que mudaríamos para cá, a reação foi bem tabelada e pré-conceiturosa: Rio? Mas lá não é muito violento? Falava-se como se os traficantes andassem com metralhadoras nas ruas e todos os dias houvesse troca de tiros com a polícia, ou entre eles.

DSC06934Chegar em uma cidade que você não conhece nada além dos cartões postais é um pouco assustador. Os primeiros dias foram tensos, sem saber por onde andar, sem conhecer a direção, nem o nome das ruas.

Aos poucos, temos passeado bastante, batendo bastante perna e ousando ir para lugares diferentes dos cartões postais. Bem rapidamente, estamos cada vez mais apaixonados por essa cidade, sim, maravilhosa. É muito bom morar em lugar em que você enxerga tanto verde, em que os bairros são arborizados, a praia está próxima, a vida exala saúde.

A característica que mais me chamou a atenção por aqui foi a gentileza. Onde quer que a gente vá, encontro exemplo de pessoas gentis. Como tenho passeado muito só eu e os pequenos, tenho sido muito ajudada. Empurrar carrinho de bebê e dar a mão ao pequeno, por exemplo, não é muito fácil. Mesmo assim, tem sempre alguém gentil para me ajudar. Infelizmente, onde eu morava, me vi muitas vezes em apuros, grávida, com o meu mocinho de perna quebrada e ninguém que se oferecia para ajudar. Já vi mais demonstrações de gentileza aqui em 3 semanas do que nos 5 anos que morei em Ribeirão. E, olha, eu realmente não estou exagerando.

Ainda vou escrever mais posts sobre a mudança, a cidade nova e a experiência de morar em um quarto de hotel. Por enquanto, era só para elogiar os cariocas gentis.

16 pensamentos sobre “Sobre a mudança para o Rio de Janeiro e a gentileza carioca

  1. Eu disse que os cariocas são 10!! Paulistas que falam mal estão com inveja!

    OBS: qanto à gentileza… é, Ribeirão Preto não é um bom exemplo neste quesito…ao contrário, é uma vergonha!! triste!

  2. Que bom Sofia que você gostou do Rio e soube exatamente descreve-lo como “ele” realmente é!! Temos violência aqui sim, porém igual a muitos outros estados ou cidades!! Seja bem vinda!! Sucesso!

  3. Fazer mudança não é fácil né? Ainda mais com 2 pequenos e pra longe da família. Eu imagino. E me surpreendi com o que escrevesse, pq quem nao conhece o Rio, acha bem aquilo mesmo…
    Boa sorte nessa nova fase da vida!
    Bjs!!

  4. ah!Sof,que bom que está gostando da nossa Cidade Maravilhosa,somos assim mesmo gentis e sorridentes,violência tem tbém como toda cidade grande…
    Estou muito feliz com sua chegada aqui no RJ,pena que não consegui ver vcs ontem (04/11),mas aqui volta e meia estamos nos vendo,é sempre muito difícil juntar todas então não vai faltar oportunidade…
    Grande bj e mais uma vez seja muito bem-vinda aqui no RJ…

  5. Tenho muita vontade de ir ao RJ com minha família e realmente essa preocupação com a violência já me impediu de viajar. Muito bom ter que pessoas que mostrem para nós o outro lado do RJ, além desses tiroteios.

  6. Olha professora maravilhosa você; você deu aula pra mim aqui em Assis-sp.. nossa não acredito que achei você…rs quantas saudades; como o tempo passo; como seus filhos são lindos…

    Sofia deu muitas saudades de ti agora; lembro que na escola as aulas que mais gostavamos éra a suas aulas… o pior só tinha 1 vez na semana.. bua bua Saudadessssssssssssssss tudo de bom na sua vida; que Deus ilumine sempre você…

    Que saudades; tempos que não volta mais.. bua bua

  7. Sofia que bom que se sentiu acolhida no Rio! Aqui é mesmo uma terra maravilhosa, de gente calorosa e divertida e muito diferente do qua a mídia vende como a cidade do tiroteio e trafico.

    Seja bem vinda!

    Beijos

  8. Que bom que está gostando!!!
    O carioca é gentil mesmo, tem bom humor, acho que a proximidade com o mar seja um dos fatores pra isso!!
    Quem é que não se alegra com a beleza do mar??

    Beijão.

    E adorei nosso encontro, ficou sabor de quero mais!

  9. Fico feliz em saber que voces estao gostando do Rio, acho que è normal ter preconceito quando nao se conhece bem uma cidade e nao se sabe como se comportar, aonde frequentar etc.

    eu conheço o Rio somente como turista, e apesar do medo que sempre tive (por nao conhecer bem a cidade, e nao saber reconhecer talvez uma zona de perigo) eu posso dizer que sempre tive boas experiencias visitando a cidade.

    eu tambem notei que tem muito verde, que as pessoas sao mais “relaxadas” e simpaticas em comparaçao à Sao Paulo em que as pessoas possuem uma vida mais frenetica e um tanto quanto egoista.

    Espero poder visità-la em breve, beijocas

Só é um Buteco se tiver conversa! Vem, deixe seu comentário!

