Por que nossos filhos nos amam? – ou “Aceite seus limites”

No começo do ano, escrevi um texto sobre a gente aprender a aceitar os nossos limites como mãe e aceitar “A mãe que posso ser“. Esse parece ser um assunto que nunca se acaba e, vira-e-mexe, passamos por situações em precisamos nos lembrar disso.

Eu não sei exatamente por que, mas, às vezes, tenho muito medo de meu filho não me amar o suficiente, quer dizer, perder o vínculo.

Parece que, como um namorado ao descobrir nossos defeitos, ele deixará de nos amar e não vai mais querer ficar pertinho (eu sei, Freud, eu sei).

A verdade é que, primeiro, ele vai, sim, descobrir nossas falhas e, segundo, ele vai, sim, também se afastar de nós um dia (em uns 18 anos, por favor). (eu sei, Freud, eu sei)

Filhos, assim que aprendem a comer, andar e, principalmente, falar, “descobrem” nossas fraquezas e as testam diariamente – seja na alimentação, no comportamento, no sono e por aí vai…

Quando essa angústia bate, deixamos de pensar no porquê dos filhos nos amarem. Você sabe por que seu filho te ama?

A nossa entrega

Eles nos amam porque decidimos gerá-los e recebê-los nessa vida (em alguns casos, “somente” recebê-los). Eles nos amam porque os alimentamos e, independentemente do tipo de aleitamento, lançamos aquele olhar de profundo amor sobre eles. Nós os mantemos limpos e cheirosos. Eles nos amam porque nos entregamos a eles – cada mãe com a entrega possível. Eles nos amam porque abrimos mão de muitas coisas por eles. Nos amam porque colocamos limites (umas mais, outras menos); e porque atendemos a certos pedidos especiais que só as mães compreendem (do colinho para o bebê ao chamego para os mais velhos). Eles nos amam pelos beijos nos dodóis, pelos cuidados quando estão doentes – e quando não estão, também. Eles nos amam porque nos esforçamos ao máximo para que eles sejam pessoas felizes.

Acredito que, antes de nascer, nós escolhemos nossa família. Isso muda tanto o olhar. A história de “não pedi para nascer” torna-se “você me escolheu como mãe e foi por um bom motivo”!

Então, por fazermos tanto por eles, por termos sido escolhidas, deveríamos respeitar nossos limites e deixar de se sentir tão culpadas por aquilo que não conseguimos, ou podemos, realizar. Não importa o tipo de parto que você teve, nem quanto tempo conseguiu amamentá-lo, muito menos se você não é o tipo que passa horas brincando no chão ou não consegue/não quer dar todos os brinquedos do mundo para seus filhos.

Nós temos nossos defeitos, temos muitas falhas. Mas eles também têm. Aceitar isso em nós mesmas é dar a oportunidade a eles de aprenderem que devemos amar as pessoas como elas são – e não como nós gostaríamos que elas fossem. Ainda assim, esses pequenos são a expressão do “amor puro”, do “amor divino” e conseguem nos amar nas situações mais difíceis e complicadas – que dirá quando somos pessoas que se dedicam tanto!

Amigas mães, vamos parar de nos torturarmos tanto por amar nossos filhos? Eles nos amam e sempre vão nos amar. Estamos dando nosso melhor e, mesmo que não seja perfeito (porque não é), não vai adiantar muito sermos mães que não amam a si mesmas.

5 pensamentos sobre “Por que nossos filhos nos amam? – ou “Aceite seus limites”

  1. Que delícia ler esse post! Vi seu tweet, mas só apareceu tempo pra ler agora, na ora da soneca da pequena! Vida de mãe não é nada mole. =)
    Eu também tenho medo da minha filha não me amar o suficiente, ou não me achar uma mãe legal, sabe?? Esses medos estão sempre rondando nossa cabecinha!!! Mas o melhor mesmo é seguirmos vivendo sem neuras e assim teremos tempo de construir um vínculo de amor tão grande com nosso filhos(as) que nada no mundo poderá romper.
    Beijo.

  2. Acabei de conhecer seu blog e estou amando!

    Lindo post!
    Acredito que toda mãe tem esses questionamentos. Tenho uma filha de 3 anos e meio e um bebê de 9 meses e sempre nos questionamos, maridão e eu, se estamos no caminho certo. E sabe, acredito que sim. A gente erra, mas acerta bastante também. E isso faz parte da formação e do fortalecimento do vínculo entre pais e filhos.

    Parabéns pelo blog. Já adicionei ele ali do ladinho, em meus favoritos.🙂

    Bjs!

  3. Obrigada amiga pelo texto. Sei que muitas destas frases são verdades na minha vida. Sei também que posso contar com você sempre e tê-la ao meu lado é um conforto, um presente! Obrigada por me aconselhar, me ouvir e mesmo assim me amar!
    Parabéns pelo texto, parabéns mesmo!

Só é um Buteco se tiver conversa! Vem, deixe seu comentário!

