#neurose 7 Superego ou mania de perseguição?

Essa eu sofro todos os dias…

Sabe que aquela voz interna que fica te reprimindo? Acredito que todo mundo tem (tomara!). Essa voz é chamada pelos psicanalistas de Superego – quem não souber o que é, dá uma olhadinha aqui (uma explicação bem simples, mas que dá para o gasto).

A minha voz interna que me repreende era usualmente representada pelo meu pai. Toda vez que eu fazia algo errado, vinha a imagem do meu pai me dando aquela bronca de me fazer chorar.

Hoje em dia, acho que superei a imagem do meu pai. Meu superego se despersonalizou e tornou-se qualquer “um”: os vizinhos que me escutam, outras mães, meus sogros, meus pais, enfim, qualquer pessoa que já tenha emitido uma opinião contrária àquilo que estou fazendo “errado”.

Então, acontece assim: deixei a casa bagunçada, vem a imagem do meu marido me dando uma bronca (ele nunca fez isso, mas veja o que uma mente insana é capaz). Tomo certas atitudes com meus filhos, outras mães me repreendem (dentro de mim, viu?). Falei alto demais, coloquei música weird, os vizinhos começam a falar (na minha cabeça louca, tá?).

É como se as pessoas soubessem exatamente tudo o que faço e penso e pudessem me repreender por isso – ALOKA. Não chega a ser uma mania de perseguição (ou chega? ai, meu deus!), porque vivo feliz e continuo a fazer tudo que acredito. Mas que, algumas vezes, cansa, com certeza, cansa. E, aí, a louca aqui precisa gritar (internamente, tá?) para que essas vozes se calem…

2 pensamentos sobre “#neurose 7 Superego ou mania de perseguição?

  1. Pingback: A Revolução dos Brinquedos: o excesso, o cuidado e as dúvidas « Buteco Feminino – Mesa para Conversa de Mulher

  2. Rsrsrs, eu também ouço as ‘vozes’, e às vezes elas parecem um disco riscado, indo e voltando ao mesmo ponto indefinidamente até que eu consiga ‘trabalhá-las’ até sumir com elas. No entanto acredito que as minhas sejam um tanto mais agressivas devido à minha insegurança (que aliás, como mãe, preciso aprender a superar)…
    Beijos! Adoro seus textos também! 😀

Só é um Buteco se tiver conversa! Vem, deixe seu comentário!

