Enxoval para bebês – os itens, algumas dicas e várias explicações

Como estou grávida outra vez, precisei ir atrás de enxoval novamente. Eu não lembrava tudo o que ia, passei em uma loja e peguei uma lista. Ao ler cada uma das sugestões, fiquei refletindo sobre como aqueles itens tinham sido úteis – ou não – para mim. Neurótica que sou, passei em várias lojas, peguei várias listas e montei a minha baseada nas sugestões e na minha experiência anterior.

Resolvi passar a lista para uma amiga que está grávida do primeiro filho. Pensei em como queria ter lido explicações qdo estava grávida e pensei em compartilhar aqui no blog.

O que percebi é que algumas coisas, por mais que pareçam úteis, são apenas empurradas pelas vendedoras porque elas querem comissão. Outras, são importantes para mim, mas não foram para outras mães e vice-versa. Por isso, leve em consideração:

  • a lista é apenas uma sugestão baseada na minha experiência. Não sou médica, nem psicóloga, nem enfermeira. Sou mãe e foi pensando nesta rotina que escrevi a lista.
  • Por favor, adicionem, sugiram e perguntem conforme acharem necessário, certo?

As explicações para cada item vem logo abaixo. Às vezes, se achei que o item é uma opção, escrevi “opcional“. Outras vezes, as explicações eram maiores, então, coloquei pequenos textos no fim da lista. Vale a pena dar uma lida, porque eu explico melhor porque coloquei ou deixei de colocar certos itens.

Enxoval Bebê

Banho e Higiene

1 Banheira

1 suporte de banheira                          Leia Mais: “A Banheira e o trocador” (mais abaixo)

1 suporte para banho

1 trocador

3 toalhas com capuz

3 toalhas fralda

A toalha fralda é uma toalha que, adivinhem!, vem com uma fralda por dentro. Ela é excelente para enxugar o pequeninos, já que a pele deles é muito delicada.

1 Shampoo/Condicionador

1 Sabonete

1 saboneteira

1 sabonete líquido

1 esponja suave para banho (luva)

Esponja em forma de luva, feita de tecido, especial para a pele do bebê

1 Cotonetes com protetores

1 colônia

1 conjunto para manicure

Tesourinha, lixa, cortador de unha

3 cremes para assadura

1 escova e pente para cabelo

3 loções higienizantes

1 massageador de gengiva

Isso pode parecer aqueles mordedores, mas não é. Para cuidar dos dentinhos dos pequenos, devemos começar antes. Isso é como uma escova, mas para os bebês. Achei muito útil.

1 óleo para massagem

1 pacote de algodão

Prefiro usar o algodão com água morna para limpar o bumbum no lugar do lenço umidecido, é menos agressivo à pele e mais barato

1 pacote de lenço umidecido

Levo os lenços para os passeios

 

1 kit de higiene potes para algodão, cotonete, etc.

Aqueles conjuntinhos que ficam em cima da cômoda e facilitam pegar esses itens

1 garrafa térmica

para pôr água morna para limpar o bebê

1 porta-fraldas

4 fralda descartável RN

4 fralda descartável P                                               Leia Mais “Chá de fralda”

6 fralda descartável M

4 fralda descartável G

 1 termômetro clínico

1 umidificador de ar                 Leia Mais “Outros itens de higiene e saúde”

1 vaporizador

1 bolsa pequena para água quente

bolsa para diminuir as cólicas do bebê – como aquelas que usamos quando nós estamos com cólica

  

Quarto

1 berço com colchão

Dê preferência por um que vire mini-cama e tire as grades laterais – como esse: http://www.uriartbaby.com.br/produtos/berço%20dani.jpg

Se vc puder, tb gosto da ideia deste – http://www.uriartbaby.com.br/produtos/Berço_modular(Small)%20bonato.jpg – que vira cama de solteiro depois.

1 varal para berço

Onde pendura o mosquiteiro – nem todos os modelos de berço vêm com esse item. É melhor perguntar na hora de comprar

1 cômoda/guarda-roupa

1 cesto para roupa suja

1 móbile opcional

1 mosquiteiro

1 posicionador para dormir

São aqueles rolinhos que se coloca ao lado do bebê. Há um alerta para que se tome cuidado. Alguns modelos não permitem que o bebê mude de posição se virar de barriga para baixo. Usei o modelo de um único rolo, que ficava de apenas um lado.

1 protetor de colchão

Protege o colchão dos vazamentos (que, sim, acontecem mesmo pequenos) durante o soninho

 

3 travesseiros anti-sufocantes

Para que tanto travesseiro? Como os pequenos regurgitam muito, às vezes vc precisa trocá-los para lavar. E um a mais para o carrinho

1 poltrona de amamentação

Nem todas as mães usam. Como o momento de amamentação deve ser tranquilo, às vezes, é muito útil ir para o quarto do bebê e amamentá-lo lá. À noite, também é mais fácil se vc estiver perto do berço.

1 abajour

Pode ser útil não só para embelezamento/iluminação do quarto. Se o seu bico rachar nos primeiros dias e vc não tiver onde tomar sol nos seios, o abajur é a solução (recomendada pelo médico)

1 lixinho

1 babá-eletrônica

1 cesto ou baú

Para brinquedos em poucos meses, o bebê pequeno e fofo estará espalhando seus brinquedinhos por todos os lugares

bichinhos anti-alérgicos opcional

aviso de porta/quadrinhos opcional

1 protetor de porta

Ótimo! serve para não deixar a porta bater. Além de evitar futuros machucados com dedinhos sapecas, é bom para que a porta não faça aquele barulhão ao bater e acorde o pequeno

1 dimer

Para controlar intensidade da luz – melhor que o abajur no requisito iluminação – e uso até hoje, 3 anos depois

2 cobertores de berço

2 colchas

4 fronhas avulsas

4 jogos de lençol para berço

2 kits de cabide opcional

6 fraldas de boca

Fraldas pequenas e servem, obviamente, para limpar a boquinha

3 caixas de fralda de tecido

Fraldas maiores, para aqueles que optaram por fraldas descartáveis, são muito úteis para cobrir os ombros, limpar boquinhas, proteger o bebê. O meu filho pegou o hábito de dormir com estes paninhos…

2 kits de berço

Os kits são caros, mas pense – o que fará quando precisar lavar o kit? deixará o bebê aonde?

1 manta anti-refluxo (ou travesseiro anti-refluxo)

Alguns bebês sofrem com o refluxo, por isso esses travesseiros ajudam a diminuir o incômodo

2 vira-mantas

Vira-manta são protetores – tecidos mais macios – para proteger o rostinho do bebê quando envolto na manta

  

Alimentação

2 bicos ortodônticos de mamadeira água – fase 1

2 bicos ortodônticos de mamadeira água – fase 2

4 bicos ortodônticos de mamadeira leite – fase 1                                                          Leia Mais “Os vários bicos de mamadeira”

4 bicos ortodônticos de mamadeira leite – fase 2

2 bicos ortodônticos de mamadeira líquidos engrossados – fase 1

2 bicos ortodônticos de mamadeira líquidos engrossados – fase 2

3 mamadeiras grande

2 mamadeiras média

2 mamadeiras pequena

1 chuquinha

2 chupetas fase 1 bico ortodôntico

Para aquelas mamães que irão adotá-la (não estou a fim de discutir sobre uso/não uso – meu filho usou até dois anos e meio e conheço crianças que não usaram)

2 chupetas fase 2

1 escova para mamadeira com 2 partes

uma para limpeza da mamadeira e outra para a do bico da mamadeira (são ruins de limpar sem escovinhas!)

1 pinça para mamadeira

para tirar a mamadeira da água fervendo…

3 potes para congelar leite materno

se você precisar sair, é só tirar o leite e congelá-lo. é um tipo de mamadeira que vc pode pôr no freezer. Foi útil para mim. Mas não é essencial.

1 porta leite em pó

Depois que o pequeno sair do peito, mas ainda tiver tomando o “mamá”, este é um item essencial para passeios…

1 porta-chupetas

1 porta mamadeira térmico

para carregar a mamadeira quentinha – opcional

2 prendedores de chupeta

1 cadeira de alimentação

1 jogo de talheres

1 copo treinamento

copo intermediário entre a mamadeira e o copinho para crianças um pouco mais velhas. Tem o bico um pouco mais mole.

10 babadores

sim, assim que começarem as papinhas, os pequenos sujarão tantos quanto possíveis

1 seringa para remédios (ml)

Alguns medicamentos já vem com elas, outros não. Já passei apuros por não saber quantos ml tinha em uma colher…

 

Passeio

1 bebê conforto

1 carrinho de passeio

1 colchonete para carrinho

Para acomodar o bb pequenino… parece que os carrinhos são um pouco duros… Também dá para dar o truque com um manta fofa

1 encosto para a cabeça opcional

3 jogos de lençol para carrinho

1 moisés

opcional: dá para usar o bebê conforto como moisés – eu usei e não tive problemas

1 sacola para roupinhas

use as sacolinhas que levará para a maternidade (explicação mais abaixo)

1 véu para carrinho

1 bolsa para passeio

1 trocador para bolsa de passeio

1 canguru ou sling

às vezes, é muito mais prático do que levar carrinho, ou levar no carrinho, como metrôs, ônibus e outros passeios

1 chapéu ou boné

1 porta-bebê/saco para dormir

prático nos primeiros meses, por isso penso que pode ser opcional

1 protetor solar para vidro de automóvel

isso não é um creme… é isso aqui: http://shopping.tray.com.br/theme/4/img/loja/4185/ofertas/296311g.jpg

 

Para a mamãe

1 almofada para amamentar

1 almofada para apoiar a barriga gestante

1 almofada para as costas da mamãe

4 caixa de absorventes para seios

1 concha para seios

Super recomendo. Tem vários tipos, é bom começar usar antes do bebê nascer e pode ajudar com bicos rachados, leite empedrado e etc. Muito bom mesmo!

2 protetores para seios

NÃO RECOMENDO!!!!! Usei nos primeiros dias, meu bico estava rachado e só piorou. As enfermeiras indicaram, mas quem me orientou (e acertou) no modo como amamentar me disse o quanto isso pode dificultar ao invés de colaborar. Posso estar errada, tá? Isso foi no meu caso.

 

Roupinhas

4 bodys manga curta RN

6 bodys manga curta P

4 bodys manga curta M

4 bodys manga curta G

4 bodys manga longa RN

6 bodys manga longa P

4 bodys manga longa M

4 bodys manga longa G

4 casaquinhos

2 cueiros

tecido que enrola o bebê, deixando-o calmo e com menos cólica (!) 

Leia Mais: “O segredo do cueiro e do bebê que chora menos…”

4 culotes (mijão) RN 

calças pequenas, com ou sem pé. São muito úteis!!!

6 culotes (mijão) P

4 culotes (mijão) M

4 culotes (mijão) G

3 conjuntos de pagão com mijão

O pagão é só uma blusinha. O bebê pode acabar ficando com a barriguinha de fora, por isso, é legal o macacão ou o body por baixo

4 macacões longo RN

6 macacões longo P

6 macacões longo M

4 macacões curto P

6 macacões curto M

3 camisetas manga curta M

3 camisetas manga curta G

3 camisetas manga longa P

3 camisetas manga longa M

4 pantufas

1 manta de piquê ou lese

6 pares meia 00

1 saída maternidade

Vale à pena pensar sobre o quanto vc quer pagar nesta roupinha. Na caixa, vem um macacãozinho e uma manta que combinam para serem usados ao deixar a maternidade. Dá para montar um jogo lindo e mais barato.

4 sapatinhos

2 toucas

2 luvas

 

Maternidade

Bebê

3 envelopes/sacos maternidade

para pôr as roupinhas do bebê para cada dia. Ótimo, depois vc pode usar para pôr roupa suja, mandar para a escolinha, etc

Para cada dia no hospital:

  • 1 conjunto pagão
  • 1 culote
  • 1 macacão comprido
  • 1 par de sapatinhos
  • 1 manta
  • 1 par de meias
  • 6 fraldas descartáveis

1 saída maternidade

2 chupetas

1 porta-chupetas

 

Mamãe

2 camisolas com robe

2 sutiãs amamentação

5 calcinhas

1 par de chinelos

2 pcts de absorvente higiênico noturno

1 par de conchas

1 kit higiene e limpeza

2 cx lembrancinhas

1 enfeite de porta

 

A Banheira e o trocador

Existem vários modelos de banheira. Quando meu primeiro filho nasceu, comprei uma banheira simples com um suporte comum. Achava as outras banheiras muito frescas. Isso foi até eu conhecer alguém que tinha uma com o trocador em cima da própria banheira: ótimo… é muito mais fácil vc trocar seu bebê no mesmo lugar em que deu banho, sem ter que ficar de uma lado para o outro com ele ou tendo que colocar a banheira no quarto. Hoje em dia também há um suporte para os bebês ficarem apoiados/sentados, mesmo quando muito pequenos. É ótimo porque dá segurança para as mamães que têm medo de da os primeiros banhos.

Chá de fralda

Algumas amigas fizeram chá de fralda e tiveram fraldas por muito, muito tempo. Se a gente parar pra pensar, um bebê usa, em média, 10 fraldas por dia. Quando for comprá-las, vale a pena calcular o valor unitário da fralda e não comparar preço do pacote, pois cada um vem com uma quantidade. O preço médio da fralda (unidade) é de R$0,80. Barato? Faça essa conta: 0,8 x 10 = R$8,00 por dia, 8 x 30 = R$240,00 por mês. Vale mais a pena pagar pelo enxoval e pedir fraldas no chá de bebê.

Outros itens de higiene e saúde

Algumas pessoas sugerem que você compre um termômetro de banho. Nunca tive, nunca queimei meu filho ou o congelei. É só experimentar a água com as costas da mão/cotovelo.

Outra sugestão é o aspirador nasal. Meu filho teve um monte de sujeira no nariz, mas eu colocava soro e depois limpava com o cotonete. O problema de qualquer coisa dessas é que vc pode empurrar ao invés de puxar…

Pergunte na maternidade se, por acaso, eles fornecerão o álcool 70%. Eu comprei antes – desavisada – e perdi um dos frascos porque não o usei…

Os vários bicos de mamadeira

Sim, há vários tipos de bicos.

Primeiro, eles devem ser ortodônticos, quer dizer, não farão mal ao crescimento dos dentinhos do seu pequeno. O formato é diferente daqueles redondo que acabam empurrando os dentinhos para frente.

Segundo, para cada tipo de líquido, há um tipo de bico. Isso porque em cada um deles, há um tamanho de furo diferente. O líquido não deve passar muito rápido, o que prejudica a sucção do bebê. Entretanto, uma vitamina é muito grossa para passar no mesmo furo que a água… Ter vários bicos é uma solução melhor do que aumentar o furo com a ponta da faca…

Não sei mais o que escrever, acho que fui BEM detalhista… Perdoem-me por esse lado maníaco. Aceito muitas sugestões!!!!

Anúncios

21 pensamentos sobre “Enxoval para bebês – os itens, algumas dicas e várias explicações

  1. Amiga, parabéns pelo post, super elucidativo para várias mamães de primeira viagem.
    Eu, como mãe de dois e madrinha dessa princesa aí, tenho que dar meus pitacos, claro.
    O que mais me chamou a atenção e eu comento em primeiro lugar: pra quê, my god, tanto bico de mamadeira assim? Como assim? Bebê que mama no peito e eu sei que você quer amamentá-la, não usa mamadeira. Sequer chupeta. Inclusive, você sabe como eu sou contra o uso da chupeta, que pode causar – dentro outros problemas – a confusão de bicos no início. Luca não tem NENHUMA mamadeira. E água/suco? Bem, até os 6 meses eles não precisam e não devem tomar isso, porque só o leite materno é suficiente e infinitamente melhor do que qualquer suco. Depois disso, provavelmente o bebê não aceite bico de mamadeira, já que o único bico para ele é o do peito. Aí, ofereça já no copinho com tampa, com bicos mais duros… Luca até já tá tomando suco e água em copo normal, sem tampa mesmo. Com ele descobri que mamadeira é algo totalmente sem uso com criança que é amamentada de forma prolongada.

    Chupeta e porta-chupeta: pra mim, cortado da lista, definitivamente! Meus dois filhos não a usam, nunca a colocaram na boca e nem sabem do que se tratam, logo, não sentem falta.

    Ou seja, se partirmos do princípio que bebê tem de ser amementado no seio da mãe, eliminamos muitos itens caros dessa lista: leite, porta leite, mamadeira, trocentos tipos de bicos, copo, copo de blablebli, porta mamadeira térmico e etc. Vamos deixar a natureza falar mais alto e sermos mulheres-mamíferas, que somos, e alimentar nossas crias? Não é melhor que eles façam nossos peitos de chupeta do que a chupeta de peito? Alguém já viu um cachorrinho de chupeta? Não, é claro. E porque com o ser humano é diferente? Porque colocamos a razão numa situação que deveria ser simplesmente biológica, natural. Criança só deve ser alimentada pela mãe e não ficar chupando qualquer outro objeto artificial.

    Outra percepção minha: acho totalmente fora de questão dois jogos de berço. Tirar pra lavar é raríssimo, mesmo porque os bebês são super limpos e, mesmo que se lave, você apenas tira com o zíper a capa deles. E isso seca em dois palitos. É dinheiro demais pra se investir.

    Outro ponto: lixo no quarto. Você se lembra que algumas vezes que fui a sua casa eu saía tirando o lixo do quarto do Cauê e jogava fora? Quarto de bebê não é lugar pra ter lixo. Lixo é sujo, é fedido, tem coliformes fecais… não tem que ficar no ambiente onde se dorme, onde se troca. Trocou a fralda, leva direto pra lixeira da lavanderia.

    No meu caso: protetores de seio foram maravilhosos, sempre usei muuuito, porque tinha muito leite e vazava demais, molhando toda a roupa. A concha pra mim não foi legal pq enchia rápido demais. Então, a futura mamãe tem que escolher o que mais se adapta, como você disse e provou.

    Agora, pra mim coisas obsoletas: casaquinho, não acho nada útil colocar coisa de tricô ou crochê num bebê, dou asas à roupas práticas e confortáveis; vira manta, bullshit pra mim, nunca usei, acho coisa frescurenta; travesseiro anti-refluxo, não precisa se preocupar com isso antes do bebê nascer, porque ele pode não ter refluxo. Os meus, por exemplo, não tiveram.

    De resto, acho que tá tudo super legal, você mandou bem e tenho certeza que isso aí vai ajudar super outras mãezinhas. Ahhh, e vou querer dar um monte de coisinhas fofas pra minha princesa.

    Grande beijo, comadre!

  2. Adorei o post,
    Algumas contribuições:
    Banho:
    Não sei se você já viu o banho de balde.
    É muito prático e seguro, eu como mãe de primeira viagem usei nos primeiros banhos e logo depois fui para a banheira pois o Marquinhos pula muito…
    http://maternajapao.blogspot.com/2009/06/banho-no-balde-no-programa-da-ana-maria.html

    Mamadeira:
    Concordo com a Glauciana quanto a amamentar no peito, porém nem todos os bebês mamam no peito, como foi o caso do Marquinhos, com dois meses ele não quis mais,e foi uma luta, a minha sugestão é a mamadeira do Dr. Browm,
    Aqui fala um pouquinho da mamadeira:
    http://www.babyfacil.com/Kit-Mamadeira–Dr-Brown_p_24.html
    Referente ao bico da mamadeira, semana passada levamos o Marquinhos na dentista da UEL ( não são estudantes, é uma clinica com profissionais formados, um centro de referencia do Paraná, estou comentando pois meu cunhado achou um absurdo levar na UEL), e a dentista dele falou que nenhum bico de mamadeira é melhor ou pior, é tudo igual, igual chupeta, ela explicou que até os três anos a boca da criança esta em desenvolvimento, então o limite para o uso de mamadeira e chupeta é dois anos.
    O melhor é não usar a mamadeira, usarmos copinho, massss no dia a dia a gente sabe que dar 120 ml de leite para um bebê de 4 meses em um copo é complicado.
    Outra coisa que ela indicou é uma água oxigenada preparada própria para a boca do bebê, para passarmos uma vez por dia com gaze, também sugiro trocar aquela escova de silicone por gazes, são mais higiênicas.
    Outra sugestão:
    Proderme, creme e emulsão.
    A emulsão eu uso no lugar da água, junto com o algodão, além de limpar ela hidrata a pele. E o creme eu uso para prevenir assadura, como o Marquinhos é gordinho, e aqui em Londrina é muito quente, as vezes eu uso no pescoço dele.
    Casaquinho de crochê eu usei bastante pois fez muito frio e ele ajuda a aquecer.
    Travesseiro anti-refluxo eu aconselho também pois pode acontecer como esses dias, o Marquinhos acordou e brincando colocou o travesseiro no rosto, como ele é cheio de bolinhas para entrada de ar não fez mal, agora se fosse um normal não sei como seria, e é tão baratinho…
    Beijinhosssssssss

  3. Sofia…adorei!Vou colocar minhas observações:

    Banheira com trocador : Eu não tenho e até prefiro.Nos primeiros meses trocava a Helena em cima da comoda num trocador, depois troco na cama…e pra mim é a hora mais gostosa pq eu sento na cama e a deito na toalha, enxugo brincando, passo creme fazendo massagem,e a gente se diverte e troca energia de forma deliciosa!

    Sabonete: durante um bom tempo só usei o Da Johnson DA CABEÇA AOS PÉS, ele é pratico pois serve de shampoo, é muito cheiroso e deixa o bebe uma delicia!

    Toalha fralda eu uso até hoje daquelas que é ´so uma fralda de pano mesmo sabe?é delicada….

    Como tenho uma menina sempre fui encanada com lencinho, então toda vez que a Helena troca a fralda eu LAVO…na pia, no chuveirinho…mas sempre agua e sabao, por isso não uso muito creme pra assadura!Só qndo to na rua , sem uma pia facil e tenho que usar lencinho.

    O colhão eu ja comprei com uma parte plastificada pra evitar acidentes.

    PANO DE BOCA pra mim é um dos itens mais importantes…tenham muitos pois serão sempre utéis.Usei MUITO e ainda uso hj , deixo sempre na bolsa e nunca me arrependo!

    Acrescentaria ai nessa lista uma bolsinha térmica pra qndo o bebe começar a usar mamadeira e sair do peito, pra levar as comidinhas dele protegidas e bem guardadas!

    é isso…beijos

    • Olá…
      já que vou ser avó agora mais do que nunca me envolvo em todos os assuntos que se referem a bebês. O Diego me falou da lista que você colocou e resolvi dar uma olhada, pois, ele ficou assustado com a quantidade de coisas…rsrs
      Achou que já tinham o bastante…doce ilusão..
      Bom, sei que atualmente muitas novidades vieram para facilitar a vida das mamães e seus bebês, mas concordo com a Glauciana no quesito mamadeiras…acho que devemos ter algumas guardadas a disposição se for necessário mas o importante é amamentar no peito. As futuras mamães devem insistir o quanto puderem, pois é o alimento mais puro e completo que eles podem que receber, pois além de alimentá-los também vai protegê-los. E o momento da amamentação é único…é só seu e do seu filho…é puro carinho e emoção (morram de inveja os pais..rs).
      Achei sua lista excelente e completa e imagino o trabalho que deu para juntar tudo.
      A sua princesinha será tão feliz quanto o Cauê por ter uma mamãe tão zelosa.
      beijos aos quatro..

  4. Bom, tenho dois filhos, já estão crescidos. Com a menina, nunca usei mamadeiras ou chupetas, embora estivessem ao alcance dela o tempo todo, ela nunca quis. Amamentei ela durante dois anos e tirei na marra, não aconselho. O menino, precisei entrar com a mamadeira, a pedido médico, com 3 meses, mas amamentei-o até 8 meses durante o dia e 10 meses ‘a noite. Bico, usei vários, mas precisou ser o ortodontico, com o “buraquinho” em cima. Ele engasgava com os outros e o leite descia pelo canal errado. Meu filho é asmático, já nasceu simbilando, por isso os médicos entraram com a mamadeira, disseram que qto mais liquido ele ingerisse seria melhor. Mas com 1 ano descobriram que ele era alérgico a leite de vaca (derivados), ovo ( derivados), e excessivamente a poeira.
    Adorei sua lista, achei bem completa, mas como cada caso é um caso, e cada filho é um filho, não recomendo os bicos nem as mamadeiras. Com minha filha, teria sido perda de dinheiro, até hj ela tem horror a leite em pó, sabe diferenciar direitinho qdo algo leva leite em pó. Ela não adotou nenhum tipo de bico, tentei todos, nem as chupetas. ( Eu adorava bebes com chupeta, tirava fotos dela com as chupetas penduradas na roupa…..riri )
    Aconselho o nebulizador, mesmo p/ uma simples gripe, eles são formidáveis para ajudar os bebes a respirar melhor.
    Qto ao lixo no quarto, achei desagradável o comentário da amiga, ela poderia ter dito isso de forma mais gentil.
    Tb colocava direto no lixo da área, mas conheci amigas que recolhiam todos os dias sem problemas.
    Qto a limpar o bebê, usei como vc agua morna e algodão, mas colocava um pouco de loção proderme nesta água, facilitava o deslizar do algodão. Lenços só para sair e depois que o bebe ficou maiorzinho.
    Acho super importante o uso de dois kit berço, o bebe não suja, mas a poeira cai, é preciso sim lavá-los, ou o bebe que não é alérgico, poderá desenvolver alergia. Concordo com vc.
    Do mais sua lista é ótima amiga. Ah!! Colocou o termômetro?? Não reparei, é super importante. Um beijo e boa sorte. Meu orkut é Tininha Melo.

  5. Oi, Sofia!
    Eu também ADORO uma lista, fazer manual, tutorial… Sinto mais segurança. E também adoro partilhar. Seu enxoval é o que posso chamar de “gestão do conhecimento baby” rsrsrs! Parabéns!
    Seguem minhas sugestões:
    Sabão Geo Ralado – para lavar as roupinhas. Os sabões em pó comuns podem ser alergênicos.
    Para a mamãe – calcinhas de cintura alta e boia para sentar, daquelas que vendem pra hemorroidas (se for parto normal, ajuda muito!).
    Para o bebê – som (pode ser portátil, MP3) e muuuuita música clássica ou feita para crianças.
    Um superbeijo,
    Marusia

  6. Como pai, vou direto ao assunto. Quanto custou essa lista? …rs. Acho importante saber o quanto terei que investir nos primeiros meses de vida do futuro filho. Fico no aguardo. Parabéns pelo blog.

  7. Olá. Estou com um probleminha: o berço q comprei não tem varal e o mosquiteiro é de varal. Alguém tem alguma sugestão de como poderia improvisar???

    • Oi, Adrielly!
      É difícil calcular o valor total… porque vai depender do que vai escolher para a criança. Tem roupinha de 20 reais e tem a de 80. Assim como todos os itens. A lista é realmente assustadora e acho que cada um deve pensar no que será melhor para o seu bebê e seu bolso. Ainda assim, espero tê-la ajudado de alguma forma!!!!
      beijão

Só é um Buteco se tiver conversa! Vem, deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s