As dicas para manter a casa organizada

Desde a semana passada, venho recebendo várias dicas de como cuidar e manter a casa organizada. Resolvi juntar todas em um só post, para facilitar a vida daquelas que, como eu, estão aprendendo.

Nosso inconsciente é bem danado… Com essa história toda, eu me lembrei de um livro que ganhei de minha mãe sobre organização da casa… O coitado estava lá, junto com os de arte e arquitetura, abandonado. O livro chama-se “Organizing Idea Book” e traz muitas fotos, ideias, dicas de como manter a casa organizada. Peguei algumas e trouxe para cá, também. Além disso, lembrei de um outro livro. Eu posso ser desorganizada, mas sou esforçada (hahaha). O ano passado, na Feira do Livro, comprei um livro porque achei a cara dele maravilhosa! Chama-se “Casa limpa, roupa lavada, comida na mesa“, da editora Senac. Quando cheguei em casa, lendo o livro, percebi que era direcionado a profissionais do serviço doméstico. Ri muito, mas ADOREI o livro. Aproveitei para pegar algumas dicas de lá! Dá para perceber como meu inconsciente me dá os “gorpe” e eu acabo me desligando de todo esse material…

Acho que agora eu entendi melhor, algumas dicas foram fundamentais, principalmente as ligadas à rotina da casa.

  • Criar uma rotina para cada dia da semana, com tarefas básicas que devem ser feitas todos os dias – arrumar as camas, organizar os objetos espalhados, colocar roupa na máquina. De prefêrencia, fazer tudo isso em uma ordem prática: enquanto faz uma coisa, outra tb está acontecendo. Vale a pena dar uma olhada nas fichinhas dos dias da semana que estão aqui.

 

  • Quando se guarda bem, poupam-se passos. Por exemplo, se a família sempre deixa os sapatos na porta, que tal colocar um móvel bonito para acomodá-los na entrada?
  • Quanto mais se usa algo, mais acessível isso deve estar.

 

  • Entenda que “tudo bem” pedir ajuda, seja dos amigos, das mães, de algum profissional ou da net (no meu caso) hahahaha.

 

  • Jogar coisas fora assim que terminar de usá-las. Parece óbvio, não? Mas não é. Quantas coisas a gente deixa de jogar fora, porque fica pensando em uma utilidade futura (os potinhos vazios de glitter, no meu caso)?

 

  • Todo mês, escolha e arrume um cômodo: tire tudo de dentro de um móvel e comprometa-se a pôr de volta metade ou, no máximo, 80%.

 

  • Duas vezes por ano, marcar uma limpeza maior.

 

  • Doar tudo o que não usou nos últimos tempos – de 1 a três anos.

 

  • Se jogar fora/doar for muito doloroso, separar as coisas em uma caixa. Se dentro de um ano não precisar, é porque são desnecessárias.

 

  • Deixar à vista somente o necessário.

 

  • Organizar a entrada da casa de modo que fique bonita e prática para objetos usados o tempo todo – bolsas, chaves, contas, etc.

 

  • Usar caixinhas para guardar tudo: cosméticos, remédios, produtos de higiene, etc.

 

  • Quando empacotar as coisas, nunca subestime o poder de um bom visual para a caixa. Além de deixar o armário com uma aparência melhor, ajuda a lembrar onde certas coisas estão.

 

  • Separar uma gaveta ou porta de armário para as roupas “não-sujas”.

 

  • Guardar comidas não-perecíveis em potes transparentes. Assim, vc sabe exatamente quanto tem daquele alimento, antes de ir ao mercado, e não fica com a cozinha cheia de embalagens horrorooooosas.

 

  • Guardar os potes com as tampas. Ocupa mais espaço, mas evita aquela bagunça quando vamos procurar a tampa (meu marido pira e joga tudo).

 

  • O melhor jeito de organizar a cozinha é colocar os objetos próximos de onde serão usados.

 

  • Pensar antes (de um dia a seis horas) no cardápio.

 

  • Evitar pendurar roupas no banheiro.

 

  • Roteiro para o dia da faxina: Quartos, salas, banheiros, cozinha, área de serviço.

 

  • Criar um calendário e deixá-lo colado em cada cômodo. Cada dia que mantiver a casa arrumada, marque um “x” verde. Se ficar desarrumado, marque um vermelho. Assim, no final de cada mês, saberá qual lugar ficou mais arrumado e poderá melhorar os outros. Também há fotos dessas fichas aqui.

Não é porque eu escrevi as dicas aqui que eu já as sigo fielmente. Estou no 3o dia de tentativa. Leio-as sempre para que eu aprenda, como se estivesse estudando para uma prova mesmo. Estou aprendendo a pensar diferente e acho que isso que conta, também.

Se vc tiver mais dicas, por favor, deixe um comentário. Vou adorar.

Àqueles que estão me apoiando, ajudando, muuuuito obrigada! Afinal, eu estou aqui escrevendo, enquanto minha casa já está organizada!!!

 

37 pensamentos sobre “As dicas para manter a casa organizada

  1. Queremos fotos da casa organizada!!! Para tirar aquela impressão de “vou chegar na casa da sofia e ser engolida pela estante de livros….” kkkkkkkkk

  2. Interessante. Nunca imaginei que pudessem ser necessárias fichas para organizar uma casa. E quem organiza as fichas? Hahahahahahah.
    Sô, dou o maior apoio. Aliás, estou morrendo de vontade de ir aí organizar tudo! TOC mode on.
    Beijo e boa sorte!

  3. Eu tenho dica (não podia deixar de expor meu lado Monica Geller).
    Usou? Guarde!!
    Assim como se deve emiliminar embalagens vazias, deve-se guardar imediatamente o que já usou.
    Tomou leite…copo na pia!!
    Usou a caneta…tampe-a!!
    Tirou o sutiã (sempre vou me referir a eles gatona)..guarde na gaveta!!

    Assim a vida fica bem mais fácil na hora de “dar uma geral” e não se perde tempo fazendo que já devia estar feito.

    • é dificil mesmo principalmente qdo se trabalha fora. regras de limpeza são horriveis deixa qualquer um doente. mais tente fazer um pouquinho por dia isso alivia um pouco sem neuras senão vç pira. helena

  4. Procuro ser organizada para aproveitar mais meu tempo e viver em um ambienta mais agradável.

    Um procedimento que estou adotando é: comprar somente o que é necessário, pois tem coisas que compramos e depois só serve para ocupar espaço e tempo para limpeza.

    Um abraço.

    Martinha

  5. Moro sozinha há um tempo, e estava tudo certo, mas depois que meu namorado veio morar comigo tudo virou uma bagunçaaaa, trabalho e não consigo ninguém para cuidar da casa. Gostei muito das dicas vou tentar implementar em casa. Obrigada.

  6. Trabalho fora e ainda tenho 02 filhos e um marido que só bagunçam.Estou anotando as sua dicas pra tentar organizar a ksa.Quem sabe me sobra um tempinho pra fazer as unhas,kkkkkkkkkkk.

  7. Nossaaa, muito boas as dicas!!!! Eu sou muito atrapalhada, então quem sabe essas “regrinhas” irão me ajudar!!! Guardar coisas acreditando que elas terão uma utilidade depois fez com que meu quarto virasse um depósito 😡 E meus sapatos sempre ficam na entrada do apartamento!!!!
    Vou colocar teu blog nos meus favoritos 🙂

  8. Adorei as dicas.Sou casada e tenho um bebe,trabalho e estudo.Quase ñ da tempo de fazer todas as minhas tarefas de casa.O meu maior problema na hora da organização é a falta de tal,começo limpar o quarto,nem terminei ja estou na cozinha e o serviço vai ficando pela metade,daki a pouco vou ver ja passou um tempão, ñ fiz tudo o que pretendia e fico super cansada e a bagunça vai acumulando,e eu fico no cumulo do stress,nunca consigo ter um tempinho para cuidar de mim
    obs.tenho 18anos,e minha mãe fica doida comigo,porque depois que casei deixei de ser vaidosa,mas eu tento ser,mas n consigo.

  9. Adorei suas dicas, vou tentar usar as fichas, tenho um bebê de 2 meses e estou bem atrapalhada com a organização da casa, se vc puder me ajudar nas fichas …

  10. amei as dicas sou casada trabalho o dia todo,gosto de minha casa limpa e organizada,porém o tempo nao dar,ou nao estou sabendo administra-lo,vou fazer o possivel para segiur a risca,só assim sobra um tempinho para mim.bjsss!

  11. Pingback: Dicas para manter a casa organizada « Criando Rotinas

  12. oi eu sou a manda tenho 13 anos mora eu e minha mae ela é professora e passamos a maioria do tempo fora,e somos muito desorganizadas vou tentar faer o possivel para seguir as dicas….

  13. ola pessoal sou muito desorganizada somos em cinco em casa e moramos no sitio aqui chove muito e é barro vermelho nao para nada limpo fico o dia todo enrolada em casa e nunca esta limpa mi ajudeeee

    • ahhhhhhhhhhhhhh que delicia morar no sítio, me lembro qdo me casei, fui morar numa casa que nao tinha cimento no quintal e nem asfalto, meu sogro pegava uns matos que nao sei como se chama e fazia uma vassoura que tinha um cheiro delicioso e o quintal era sempre bem limpinho! ah tinha até que jogar agua antes de varrer de tanta poeira…quer uma dica, comece pelo quintal, eles são os olhos da casa….

    • Tenho a mesma dificuldade q vc kelen. Uma coisa q funciona bem comigo eh deixar um tapete tipo capacho nas portas ou um pano de chao para q as pessoas limpem os pes antes de entrar pq o q mais suja em sitio eh o chao. E nunca deixar acumular roupas sujas pq elas encardem 10 vezes mais q na cidade.

  14. BOA NOITE
    GOSTEI MUITO DESSE SITE
    AFINAL EU SOU MUITO DESORGANIZADA E ESTOU FZENDO O POSSIVEL P SE TORNAR UMA PESSOA ORGANIZADA AIND MAIS AGORA Q ACABEI DE TER BEBÊ E NAO GOSTARIA QUE AS PESSOAS VIESSEM NA MINHA CASA E FICASSE REPARANDO NA BAGUNÇA

  15. Tenho mais uma dica em um dia escolher arrumar a casa no outro lavar as roupas e no outro passar procurando sempre manter o que já está organizado lógico dai posso dedicar cada dia uma função mais caprichada.

  16. Oi meu nome é Keli. Queria deixar uma dica, que uso muito em meu dia a dia. Toda manhã ao nos levantar, se deixarmos a cama feita, dá uma ótima sensação, pois já começamos a arrumação, pelo quarto. Se sairmos do quarto, deixando ele organizado, o dia é bem mais produtivo. Depois, o restante fica mais prático, ao meu ver, claro. Gosto de chegar na cozinha, para cozinhar, sabendo que o restante da casa está arrumada, é incrível, mais se eu souber que deixei algo para trás, minha comida não fica com o mesmo sabor… Mais se eu sei, que está tudo organizado, nossa cozinhar se torna um prazer! Boa sorte para todas nós donas de casa. Beijos!

  17. parece loucura, mas arrumei uma maneira meio estranha para deixar minha casa organizada, lavar roupa, lavar louça, arrumar as camas e varrer a cozinha, recolher o lixo, tem que ser feito todos os dias. mas e o restante? como tirar o pó, passar o pano, limpar os vidros e banheiros? o que faço anotei todas as tarefas em papeizinhos tipo amigo secreto sabe, coloquei em um saquinho e vou sorteando as tarefas, e vou fazendo conforme vou sorteando, e vou colocando o que já fiz em um outro saquinho, na semana manteio o que já está limpo e vou sorteando outros, conforme meu tempo disponível, está dando certo comigo.

  18. Pingback: De como não sei ser dona-de-casa « Buteco Feminino – Mesa para Conversa de Mulher

  19. Oi meu nome é Ana Maria…Amei as dicas, trabalho fora e tenho 2 filhos e 1 marido mto desorganizados…a pior parte é a cozinha, pois ninguem gosta de lavar a louça, limpar fogão….comem a todo momento, por isso sempre está desorganizada…gostaria de dicas práticas para manter arrumada a cozinha…..

  20. Sou um pouco desorganizada, mas com as dicas pretendo manter uma rotina que posa manter minha casa arrumada todos os dias, nada melhor que está em uma casa bem cuidada. abraço

  21. Gente, já fui escrava da casa, minha casa é gigante e dia de faxina era do começo ao fim a casa toda, coisa de maluco, hoje meu lema é: tudo organizado, camas arrumadas, lixo retirado, vaso e lavatórios limpos, cozinha limpa e arrumada, e varanda e área de serviço sempre limpas e arrumadas também, pronto fórmula secreta, o resto é conforme vai dando mesmo e se der, sem nenhum estresse, a rotina diária não leva mais de 1 hora e 30 min, fora as refeições é claro.
    Varro uma parte em um dia, passo lustra móveis em outro, janelas, porta e ventiladores, etc, em outro e por aí vai, claro eu não trabalho fora de casa pra mim funciona dessa maneira, mas já trabalhei e quase perdi o juízo devido a minha neurose anterior, se fosse hoje com certeza seria diferente!!!!!!

  22. Olha… pra mim, vc está de parabénssss !!! pq eu conheço e tenho em minha família, pelo menos duas mulheres que são assim tbm, mas ao contrário de vc, não assumem e nem acreditam que precisam de ajuda….simplesmente empurram com a barriga, que por sinal já está beeeem grande de tanto comer e não fazer NADA !! rsrsrsrs Fico com pena dos maridos, que trabalham tanto e não tem o prazer de chegar em casa e ter um local digno pra descansar…e os filhos, que estão tendo esse comportamento como exemplo,,, é deprimente !!!! Parabéns mais uma vez e que vc consiga cumprir a rotina !!! Estou torcendo por vc !!!!

  23. Oi, Você está de parabéns pelas dicas enviadas. Estou com um problema sério para organizar minha varanda do quintal. Faço de tudo um pouco; sou professora, artesã, dona de casa e tenho bastante treco para colocar em ordem. Já comprei várias caixas organizadoras mas ainda falta aquele toque final. Que devo fazer?

    • Oi, querida!
      Obrigada!
      Para eu tentar organizar as minhas coisas, eu procuro dicas em sites mais simples, com coisas mais reais. Alguns deles são “Vida Organizada”, “Ideias de Fim de Semana”, entre outros. Usei papel contact colorido para forrar algumas caixas, coloquei nomes em todas elas. Mas é aos poucos. Percebo que organização é um processo… a gente vai e volta…
      Beijos e boa sorte!

  24. puxa muito bacana o seu blog! gostei da maneira de organizar mais o meu maior obstaculo é que de manhã vou pra universidade na real meu dia começa as 13 e 30h depois que levo minha filha pra escola! será que não conseguimos um jeito pra minha situação aqui em casa são 5 pra sujar e bagunçar e só eu pra organizar! ja tentei de tudo conversa,piti, ja coloquei a minha situação de que eu também preciso cuidar de mim,enfim minhas armas acabaram e minhas energias também, tento explicar que em um ambiente limpo e organizado as coisas ficam mais faceis mas…… nada funciona!

  25. sofro com isso pois arrumo tudo hoje e amanha esta tudo bagunçado mas com essas dicas do seu blog vao me ajudar bastante pois e realmente isso que precisamos fazer para manter a casa no lugar

Só é um Buteco se tiver conversa! Vem, deixe seu comentário!

