De como não sei ser dona-de-casa

É triste, mas tenho que confessar

Se você me oferecer uma sala de aula, daquelas 5as séries que ninguém pega, eu dou conta. Se disser que eu devo me apresentar para um público de 400 pessoas semi-nua, declarando Missão do Corpo, do Drummond, eu me apresento. Peça para que eu faça um scrapbook das suas férias ou uma caixa para presentear sua mãe. Mas não me peça para ser uma dona-de-casa exemplar. Eu não sei. Simplesmente não consigo, eu juro que tento com muita preguiça, mas não consigo.

Minha mãe bem que tentou

Eu tinha uma teoria bem interessante: conforme a criação, maior ou menor a facilidade para cuidar da casa. Minhas amigas que sempre tiveram que arrumar a casa toda quando voltavam da escola, por exemplo, conseguem manter suas casas limpas e arrumadas. Já aquelas que, como eu, sempre tiveram uma empregada e só tinham que estudar e, no máximo, lavar a louça e arrumar as camas, penam para entender como é que funciona uma casa.

Descobri que essa teoria é uma furada. Ela é só um meio de eu não me responsabilizar por quem sou. Minha mãe é muuuuuito organizada. Minhas amigas sempre brincavam que os elefantinhos da mesinha da sala tinham que estar com a bunda virada pra Meca para que minha mãe não achasse tudo uma bagunça.

A verdade é que sempre fui bagunceira. Quer dizer, sempre, sempre, não. Minha mãe conta que bem pequena eu organizava todos os brinquedinhos. Acho que deve ter sido até minha irmã nascer, porque tudo que me lembro do nosso quarto é que era uma bagunça. Quando moramos em uma casa maior, D. Vera (minha mãe) até montou um quartinho da bagunça para nós lá no fundo da casa. Adolescentes, então, éramos terríveis.

Na faculdade, dividi quarto com uma amiga. Esta sofreu mesmo. Eu dormia num sofá-cama que vivia aberto e ela tinha só um colchãozinho. Pra ajudar, minhas roupas ficavam em um “montinho” no chão. Outro dia ela veio aqui e me disse: “Nossa, até hoje vc faz esses montinhos?” É, até hoje…

A época de solteira

Tentando me lembrar de como eu era na época em que morávamos eu, Deus e meu gato Theodoro, cheguei à conclusão de que não tinha tanta bagunça. A não ser pela cozinha.

Sabe, eu sempre tenho a impressão de que marido e filho pequeno só “atrapalham” (ãhã). Vejam, quando o Cauê tá na escola e o Igor viaja por alguns dias, a casa parece tão mais organizada, parece que consigo mantê-la melhor. Não tem brinquedos, nem cinto, nem sapato, nem nada espalhado.

Mas isso também não é verdade… O problema é que não enxergo minha própria bagunça…

Falta-me a lógica

Acredito que deve haver uma lógica, um pensamento que conduza o comportamento mais organizado (não é possível, gente!). Eu não consigo acordar e pensar: “Bom, agora vou arrumar isso e aquilo, vou adiantar tal serviço e depois eu vejo desenho com o Cauê, entro na net, faço meus artesanatos”. Imagina! Sempre deixo pra depois e, quando me dou conta, são seis horas da tarde, a janta não está pronta e a casa está muuuito bagunçada (como vcs verão adiante).

Eu nunca sei por onde começar. Eu não sei como manter o pensamento organizativo. E não adianta vir com aquela história de “é só pôr no lugar o que vc acabou de tirar”, porque, se eu conseguisse cumprir isso, não estaria aqui postando.

Quando tenho que fazer faxina, dou conta – se a casa estiver vazia. A questão é como manter a casa arrumada, como fazer para que ela não chegue ao ponto que sempre chega… como criar uma rotina de dona-de-casa?

Preciso de ajuda

Pode parecer que não, mas, sim, eu tenho uma faxineira que vem uma vez por semana. Conclusão: eu não preciso passar roupa, nem lavar banheiro. Não sei o que seria desse lugar sem ela…

Também não faço almoço todos os dias. Além de eu ser uma negação, essa história de começar duas horas antes, pra comer meio-dia em ponto, não é muito fácil. Eu cozinho, sim. Bem, sim. Gosto, não todos os dias. Tá, então como é que a gente se alimenta? Dá até vergonha de dizer… mas almoço na minha sogra, a duas quadras daqui. Podem falar à vontade… sei que é folga minha nossa, entretanto, ela adora, pois, como meu marido é filho único, diz que não tem mais o que fazer, que assim ela não fica sozinha…

Então, tá. Vocês devem estar se perguntado: “Se ela tem empregada, se almoça na sogra, por que precisa de ajuda?” Preciso de ajuda para tentar manter arrumada, para aprender a fazer comida todo dia (como que alguém olha pra geladeira vazia e arruma o que fazer, Bia?), pra entender o que é o pensamento organizado. Alguém tem alguma dica?

Vergonha Alheia

Escolhi o pior caminho (talvez o q me ajude). Decidi colocar algumas fotos da minha casa aqui e passar uma boa duma vergonha – coitada da mamis…

Hoje, 18h30, tirei várias fotos da minha casa. E fiquei chocada por não encontrar nenhum ambiente arrumado. Tudo, todos os lugares da minha casa estavam estão bagunçados. É um absurdo. Tentei amenizar, dizendo para mim mesma que o Cauê está de férias, a faxineira vem amanhã, final de semana veio uma galera. Não valeu nada. A verdade é que preciso mudar…

Quem sabe o choque das fotografias não me ajudam a mudar? Quem sabe uma boa alma leia esse post e me dê altas dicas? Quem sabe… quem sabe…

Olhem:

 

 ( Mãe, desculpa, tá?)

Fiz uma lista e pretendo tentar cumpri-la a partir de depois de amanhã (já q amanhã a faxineira taí), mas não quero sair ticando tudo no primeiro dia para, no quinto, apodrecer em casa de novo. Como diria D. Vera: “passinhos de bebê”.

  • arrumar as camas;
  • manter sapatos e roupas nos lugares (apesar de eu não saber o q fazer com roupas q não estão sujas, mas já foram usadas);
  •  manter a pia limpa;
  • lavar a roupa 3 vezes por semana;
  • varrer a casa;
  • passar pano;
  • recolher os brinquedos;
  • manter objetos nos seus devidos lugares;
  • guardar as coisas após usá-las;
  • levar os copos/mamadeiras para cozinha assim que vazios;
  • recolher a roupa do varal assim que secarem;
  • não deixar que alimentos de estraguem na geladeira…

Devo estar esquecendo muitas coisas… depois me lembro… ou alguém me lembra.

#prontofalei

Agora podem colocar comentários de vergonha alheia, pq eu sei q a gente não precisa se expôr dessa maneira…

Aposto que os homens vão rir: só mesmo uma mulher de TPM para postar algo tão besta… vamos colocá-los para fazer tudo?

E, se alguém tiver uma diquinha de como consegue conciliar filhos/casa/marido/alimentação, sem uma mensalista, me conta, tá?

Um update:

Se você leu este post e se identificou, leia o que escrevi com todas as dicas que o pessoal me mandou aqui.

35 pensamentos sobre “De como não sei ser dona-de-casa

  1. Querida Sô!!!
    O Ritsch acabou de sair com o Dominic pra eu lavar a louça, mas não resisti em reponder o seu texto. Sentei acendi um cigarro (meio, porque não fumo mais um inteiro) e aqui estou, rs.
    Amigaaaa, quando comecei a ler pensei apenas o seguinte: “É assim mesmo eu também tenho muita dificuldade pra conciliar as mesmas coisas que você”, a gente quer aproveitar vida e deixa essas coisas chatas pra depois, pois eu também não me sinto com o mínimo dom pra ser “dona de casa”, apesar de amar ficar no silêncio, ou ouvindo música, ou recebendo os amigos, ou com os meus amores, etc na minha casa. Gosto também de sair de ver o mundo e as pessoas. Aí é que está questão, estou lutando diariamente pra conseguir uma faxineira aqui, no momento ainda tenho que lavar os banheiros também … o Ritsch é muito parecido com você e desde que o conheci falo a ele sobre você, hoje tive um susto quando vi o seu post, pois veio a prova aos meus olhos rsrs precisa de muita muita mas muita vontade pra mudar algo tão enraizado na personalidade de alguém.
    Eu vivo catando as coisas pela casa, no meu caso se eu vivesse sozinha a minha casa estaria certamente em relativa ordem, com vida, mas sem tanta bagunça.
    Eu gostaria de poder sentar contigo e conversar, pois não tenho mais tempo pra escrever preciso mesmo arrumar a cozinha pra oferecer o almoço pro Dominic. Acho que o seu texto vai nos ajudar aqui também. E se você quiser de verdade, precisa de muita concentração e enfoque pra alcançar o seu objetivo, mas não seja radical Sô, e nem se culpe por sua casa não ser exemplar como nas novelas, aquilo é pura ficção quem vive sem bagunça, sem sujeira, sem trabalho e sem preocupação pra mim não sabe o que a vida pode oferecer de muito melhor!
    Te adoro Sô!
    Obs: quero ver fotos da sua casa arrumada…

    • Pode deixar, Tati… vc tb conviveu com minha bagunça, né? Esta semana, vou tirando fotos e mostrando como eu vou conseguir!!!
      Beijos
      Saudades

  2. Sô, eu passo por isso também… mas confesso que a minha bagunça é menor… mas eu tenho só uma filha, né?! Meu marido vive falando que eu não tenho dom pra ser dona de casa… ontem mesmo, eu estava toda pilhada, e falando que precisava começar a praticar algum esporte e tals… sabe o que ele me disse?! “Por que não começa com a louça da cozinha?” Pois é… sou assim… só arrumo a casa uma vez por semana, sempre aos sábados, e, durante a semana, tento “manter” tudo arrumado. Verdade seja dita, hoje o chão já tá sujo, e já vejo a poeira em cima dos móveis… mas só vou fazer alguma coisa no sábado, não adianta… ah, tenho uma dica boa quanto às roupas que nãoe stão sujas mas que já foram usadas (aprendi com meu marido – super organizado), separe uma gaveta, ou uma porta do guarda roupa para elas, assim, elas não se misturam com as limpas, mas ainda dá pra usá-las de novo antes de lavar. Não tenho muitas dicas, afinal, não sou uma dona de casa exemplar, mas, infelizmente, é assim que é… tentamos ser várias coisas ao mesmo tempo, e prefiro ser uma péssima dona de casa, do que uma péssima mãe… (alguma coisa tem que ficar pra trás, né?!)

    Beijos

    E boa sorte com a sua “arrumação”
    🙂

  3. Sô, amiga, vou te dizer minhas impressões:
    1 – sua casa tem mais coisas do que cabe nela… minha primeira dica é escolher um cômodo ou móvel (no caso de armários) por dia e tirar tuuudo de dentro, pôr no chão mesmo, e se comprometer a só colocar de volta para dentro metade do que tirou, ou um máximo de 80% do móvel. EXPURGAR é a palavra. Faça isso com todas as coisas, vc vai ver quantar roupas tem que não usa (ouvi dizer que você deve doar tudo que não usou nos últimos 3 anos), quantos brinquedos o cauê tem que poderiam estar alegrando outras crianças, quanto material reciclável deve sair e até alimentos vencidos na despensa.
    Se jogar fora for doer muito, coloque numa caixa e guarde na casa da sua sogra com data, e se dentro de um ano não precisar daquilo, é pq é lixo.
    2 – vc não tem um ateliê, então a sacada daria até p/ perdoar, se vc não tivesse criança pequena em casa, porque olha, piscou um desses trecos vão parar onde não devem..(sofá, cortinas, apto de baixo, boca…) na sua casa não tem estudantes, tem? Dá um fim em tudo daquela escrivaninha e faça dela seu cantinho do artesanato… (se der prá fazer isso indoor)
    3 – quando a gente tem q tirar 30 coisas de cima de algo que a gente quer pegar, é claro q não vamos por de volta no lugar….então…deixe as coisas que mais uma à mão e as que não usa mto mais escondidas…não é possível q vcs usem todos os dias todos cosméticos que estão fora do armário.
    4 – quem te fala aqui é a maior bagunceira de carteirinha, se o Murilo lesse esse blog ia falar que eu sou uma hipócrita.. hauhauuahha mas de fato sempre q faço essas coisas consigo organizar a bagunça… é que depois, magicamente, vão surgindo novas coisas, e elas vão se amotoando sobre as arrumadas, e qdo a gente vê.. já é hora de recomeçar a arrumação! rsrsrs
    Bjos e boa sorte…
    OBS: tem um programa no people&arts que a mulher vai na casa das pessoas e arruma, a primeira coisa q ela sempre faz é dar fim nas traquitanas, se quiser eu vou aí te ajudar… talvez uma pessoa sem o envolvimento emocional com as coisas… sabe como é…bjos

    • Mari:
      Amei suas dicas!
      O ano passado, depois que fiquei doente, resolvi arrumar tudo, tudo mesmo e fiz exatamente isso: tirei tudo dos guarda-roupas e armários, doei livros, roupas, brinquedos.
      O meu maior problema hj é a bagunça do Cauê e minhas coisas de artesanato, já que eu desisti do ateliê na minha sogra. Adoraria que vc viessem aqui e me ajudassem, porque vcs com certeza teriam ideias de como organizar as coisas de um modo diferente…
      Beijos

    • Tenho medo de vc, Ju!!!
      Quantas vezes já fizemos isso, hein? Vc e a Ana me deixaram sem roupas da última vez… e o pior é que eu ainda não consegui comprar nenhuma peça de roupa – nem as que vcs sugeriram nem nenhuma outra!!! hahahaha
      Venham, pq, dessa vez, eu bebo com vcs!

  4. Sofia, não sou dona de casa, nem mãe e nem tenho filhos (nem casada sou) então voce deve estar perguntando: Por que ela está comentando aqui? Vou me explicar, tenho uma prima que mora em frente da minha casa e tem 3 filhos pequenos (dois meninos um com 5 anos e outro com 1 e uma menina de 2 anos e meio). Ela não tem empregada, faz todo o serviço da casa sozinha e a mantém sempre arrumada. Tenho também a experiencia da minha mãe que sempre foi muito organizada e “adora” uma casa arrumada.
    Não sei se as dicas ajudarão,mas espero que sim. Os conselhos da Mari de fazer aquela faxina geral (doar as coisas que nao usa mais ou jogar fora) ajuda muito, porque vai liberar espaço pra vc organizar as coisas que realmente sao usadas cotidianamente. Assim que acordar. já arrume as camas e guarde as cobertas. As roupas que vc usou e nao sujaram, pode guardá-las de volta no guarda-roupa e as sujas já coloque imediatamente no cesto (deixe ele num lugar facil, no próprio banheiro se couber). Evite pendurar roupas no banheiro, dá aquele aspecto de bagunça a mais. Os seus cremes e xampus podem ser organizados em um armarinho com gavetas(vc pode ate guardar as toalhas de rosto em rolinhos no proprio banheiro pra facilitar as trocas). Os sapatos que usar, já coloque no lugar tb. Evite deixar tantas coisas em cima das comodas, deixe apenas o necessario. Organize em caixas e gavetas (cm vc faz artesanato, pode fazer caixas pra cosméticos, medicamentos, etc). Assim que recolher as roupas do varal, já dobre pra que nao amarrotem muito e deixe em um lugar separado pra quando for passar. Quando for fazer as refeiçoes, já lave a louça, pq assim que terminar só estarao os pratos e talheres. Se pouca comida sobrar, coloque em pequenos potes na geladeira, pq deixa mais espaço livre. Cozinhe coisas diferentes, invente, procure na internet, faça pratos coloridos e saudaveis. Arrume um bau pra guardar os brinquedinhos do seu filho e já o ensine a brincar e guardar. Tente manter a sala sempre arrumada, pois se alguem chegar e o resto da casa nao estiver, pelo menos a sala estara pra receber as visitas. E nao acumule serviço, varra a casa todos os dias e se puder passar um pano tambem, assim sempre estara limpinha e cheirosa. Organize as estantes de livros e deixe ali a mostra só o que for necessario. E a alimentaçao vc pode deixar algumas coisas adiantadas (como o arroz lavado, congelar o feijao, deixar a salada lavada e cortada,deixar o alho picadinho num potinho dentro da geladeira, o cheiro verde vc pode cortar e congelar, assim sempre terá fresquinho. Já pense antes no cardapio e deixe a carne temperada).Espero que as dicas ajudem. Se morasse ai iria na sua casa te ajudar!
    Beeijos

  5. Ai ai ai Sofiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    … sendo sua melhor amiga … acho que posso te dar uma bronca né..!!!!!
    Não consegui nem terminar de ler todo o texto…. já fiquei com “siricutico” de tanta bagunça.. as fotos então passei correndo de tanta vergonha… como vc tem coragem ?????? Ai ai ai
    e a maior vontade de todas foi de te dar uma bronca a cada paragrafo que lia…
    ai abandonei (parei de ler) … outro dia volto e leio com mais calma isso é se conseguir….
    Dicas:
    Para de entrar na net e vai cuidar da sua casa, marido e filho…. !!!
    Não é p isso que está ai!!!??????? não era isso que vc queria ser dona de casa .. então faça isso… crie uma lista diaria das coisas que vc tem que fazer e que faça… nada de desculpas!!!!
    e para de querer achar uma resposta p tudo….

    ps – percebeu que hj não é um dos meus melhores dias né (péssima idéia ler seu blog hj, ainda mais esse assunto né…)…. foi mal….amo vc amiga… =)
    tbm tô cheia de problemas .. depois te ligo e dou mais bronca….. kkkkkkkkkkk
    saudades
    Dani

  6. Sofiaaaaaaaaaaaaa… eu só entrei no seu blog pq a Dani falou que eu tinha que ver as fotos da sua casa…
    Pelamordedeus amigaaaaaa…. quase peguei o primeiro busão e fui aí… não só pra arrumar a sua bagunça, mas tbm pra te dar um puxão de orelha e te chamar pra realidade, né? Joga esse computador no lixo e vai dar um jeito aí na sua vida!!!
    O primeiro dia vai ser o mais difícil, com certeza, mas vc tem q começar de alguma forma… depois vai virando rotina. Isso é até bom pra exercitar a mente, pq vc começa a ter pensamentos mais organizados e mais práticos, já sabendo as prioridades.
    Sô, quero o melhor pra vc, por isso estou te dando bronca, e a Dani tbm… queremos que vc tenha uma vida feliz ao lado do seu marido e filho, e a nossa casa é o reflexo da sua dona. Da próxima vez quero ver fotos dessa casinha arrumadinha e aconchegante… aí eu e a Dani prometemos que vamos passar um fim de semana com vc, ta bom?
    Te amo muito amigaaaa….
    Fique bem..
    Bjosss

  7. Oi Sô…. voltei .. e agora trouxe mais uma … minha mãe… e resolvemos te ajudar com algumas dicas.. afinal a bronca eu já dei né…kkkkkk e agora vai ajudinha da mamãe.. afinal vc é minha meia irmã…..
    ai vai…

    Segunda feira – Acorde cedo e e pega toda roupa suja da casa e divide por coloração (pretas, brancas, coloridas) e começa a funcionar….. enquanto a roupa bate faça a mamadeira do CauÊ e vai arrumar as camas (a sua e do Cauê) afinal ja não terá mais roupa jogada…(as roupas usadas ” não sujas” , compre um cabideiro e coloque atras da porta do banheiro ou sei lá onde… depois de arrumar as camas, feche as portas p deixar em ordem, e voltar p máquina p colocar a roupa no varal…. depois coloque a próxima rodada de roupa… enquanto isso lava a louça que sobrou de ontem a noite e junto com a mamadeira que o Cauê acabou de mamar. Depois de arrumar a louça já separa o que pretende fazer de almoço.
    Assim quando estiver chegando próximo do horário de fazer almoço já sabe o que terá que preparar.
    Enquanto isso até que não chegue o horario do almoço vc pode aproveitar p ficar com o CauÊ…(brincar, dar carinho, etc…)
    depois voltar p cozinha e iniciar o preparo do almoço!!!! com calma e com muito carinho, pensando sempre que seu marido vai adorar chegar em casa e ver que tem comidinha pronta p ele… (pensamento de dona de casa..rs)
    Equanto prepara o almoço se der já vai lavando a louça p não juntar muita coisa…. depois fica mais facil…Depois de almoçar, lavar a louça não precisa nem secar deixa lá.. depois guarda… assim tem a tarde livre p vc fazer oq quiser!
    Ah não esquece de tirar a roupa do varal… e dobrar e colocar num lugar separado só p isso. (dica seu armario na lavanderia ou coloca uma cadeira lá)
    A noite vc tem que lanchar , mais ai é coisa rápida e como a cozinha já está limpa fica fácil.
    Se der já lava a louça que sujou na janta .. p diminuir a bagunça p outro dia.
    * não deixar esparramar roupa pela casa, coloca o Igor na linha tbm .. pede p te ajudar!
    Terça feira.
    Acorde e já comece pelas roupas (colocando num cesto), arrume as camas (todos os dias) mamadeira p Cauê , e todo o processo como no dia anterior… até o almoço..
    Como vc já lavou roupa na segunda hj vc limpa a sala e separa toda essa papelada em um lugar não visivel… cada coisa no seu lugar e jogue fora metade da bagunça…
    os brinquedos do Cauê coloque em uma caixa grande tudo.. e ensine ele guardar…(acho que ele sabe né) …. e p jantar fica igual ao dia anterior..
    quarta feira – Dia da faxina…aproveite que toda a sua bagunça já estará nos seus devidos lugares, sai p passear , fazer compras com o cartão do Igor, kkkkkkk .. e gastar bastante dinheiro, vai fazer unha. etc…. e passear com o Cauê lindo!!!! falar p ele muitas coisas legais sobre a Dinda…kkkkk
    quinta feira – aproveitando que a casa está limpa é só não deixar acumular louça, e roupa pela casa , que está tudo certo…. aproveita p fazer um prato especial p maridão e filho.
    sexta-feira… acredito que já terá roupa suja… aproveite p lavar tudo de novo.
    ps – não esquecer os processos de acordar arrumar as camas, pegar as bagunças, etc… que escrevi com maior detalhe na segunda!
    Sábado – dificil heim ficar em casa com o maridão e filho .. é bagunça na certa!!!!! então vai fazer bagunça na casa da sogra….kkkkkkkkkkkkkkkk
    e quanto aos amigos .. fazer jogar as latinhas no lixo, e sem bagunça pela casa .. pois a casa estará limpa….

    coloque limite nas coisas .. afinal a casa tbm é sua.. fala p Igor que a tarefa dele é tirar os lixos .. do banheiro. cozinha, etc.. e levar p baixo … ‘todos os dias”
    na minha casa esse é o serviço do meu pai.

    Domingo ….. vai almoçar fora…… e depois passear com a familia.. assistir um filme …. etc… e na segunda tudo de novo…

    E ainda terá tempo toda noite p ficar com seu marido e na net p blogar muitoooooooo
    Parece muito dificil mais não é não… só no começo até colocar tudo no lugar … é tranquilo… confio em vc… força na peruca ai …. coloca uma música bem animada e vamos lá….

    Bom espero ter ajudado de alguma forma!!!!
    Só quero seu bem ….. e que seja muito feliz ….vc e sua família….
    AMo muito vcs
    Beijosssss

    minha mãe está mandando beijos tbm ….
    Faz um doce bem gostoso que qualquer final de semana apareço ai …..

    fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  8. Amei as dicas, semanalmente!!!!
    Demais, todas, por sinal.
    Agora estou conseguindo um pouco. Já acordo e arrumo as camas, não estou deixando a louça acumular. O difícil mesmo sãos o brinquedos do Cauê e minhas coisas de artesanato, que não tem onde guardar!!!
    Obrigada pela ajuda (e broncas) de todas!!!!!
    Estou amando!

  9. Fia, eu não sei se eu morro de rir ou se eu choro de vergolha alheia desse post. Ri demais com tua saga pela bagunça por que eu tb sou super bagunceira e confesso que tem dias que eu durmo do lado de uma “pessoa” chamada “monte de roupa” com quem eu divido minha cama. Mas…tá longeeee de eu ser bagunceira assim! hahahahahaha

    Acho que um monte de gente já deu essas dicas, mas eu não consegui ler tudinho, então aí vão algumas bem resumidas que deram certo comigo:

    1. todo mês eu faço aquela limpeza pra tirar coisas q eu não uso e desapegar total. Tiro tudo. E sempre consigo tirar umas 4 sacolas de lixo só do quarto.

    2. Caixinhas! Comprei caixinhas pra tudo! Uma pra remedio, uma pra brincos, uma grande pra produtos de higiene pessoal e assim por diante.

    3. Compre ganchinhos pra pendurar um monte de coisa ou na porta do guarda-roupa (por dentro claro) e colocar colares mil, ou atrás das portas dos quartos, pra colocar bolsas e afins.

    4. Compre aquelas bolsas plásticas tipo de edredon sabe? Quando a gente compra um edredon ele sempre vem dentro de uma “bolsa” plastica né? Então aproveita isso e enche de roupas de inverno, ou colchas de cama que vc não usa tanto e taca tudo numa dispensa.

    5. Arruma um baú pra guardar todos esses brinquedinhos da prole num canto só e com facilidade. Se tiver uma dispensa só pra isso, melhor ainda.

    6. Na cozinha, pode até deixar os pratos sujos pra empregada depois lavar, mas pelo menos organiza tudo dentro da cuba da pia! Assim parece menos desarrumado. Ah, aproveita e na super faxina mensal manda fora todos aqueles temperos velhos pro lixo e arruma a geladeira. Super ajuda!

    8. Contratar uma pessoa especializada em organização ajuda pra caramba. Na falta dessa pessoa, pega dicas em sites como Casa e Jardim que dão umas dicas de leve sobre o assunto.

    7. A mais legal e mais importante dica do mundo! Pra desorganizadas como eu e você, disciplina e meta é super importante. Então cria um super calendário e deixa colado em cada cômodo da casa, em locais que vc veja sempre com facilidade. Cada dia que vc mantiver a casa arrumada, vc marca um X verde. Se desarrumar marca um X vermelho. Daí vc sempre sabe no final do mês qual lugar conseguiu manter mais arrumado e tenta melhorar nos outros. É infalível! Com o super calendário vc se sente obrigada a cumprir aquilo, até se tornar hábito sabe, tipo alcóolicos anônimos: “Estou há 48 dias sem desarrumar”. hahahaha

    Boa sorte querida, e mão na massa. Beijos

  10. Pingback: Aprendendo a ser dona da minha casa « Buteco Feminino – Mesa para Conversa de Mulher

  11. Querida lindinha!!!

    É tão dificil para voce e tão corrido para mim que acabamos nos cobrando exageradamente, voce é bagunceira, mas não como as fotos mostram, ter filhos cuidar da casa, de mim que sou tambem bagunceiro e se assumir como “DONA DO LAR” (NÃO TEM PREÇO!!).

    Assim como todos, voce tambem pode melhorar, mas está no caminho mais que certo, não adianta pensar só no negativo, devemos pensar em coisas que realmente serão importantes para o futuro (acho eu) …QUEM SERÃO AS FUTURAS VOVÓS!! Quem fará bolinhos, doces, reunirá pelo natal… acho que os valores são mais profundos e seu defeito de organização é perfeitamente normal !!
    Beijos te amo!

  12. Pingback: Primeiros dias de casa arrumada « Buteco Feminino – Mesa para Conversa de Mulher

  13. Pingback: Sobre realidade, prazer, querer, aprender: agora sou dona da casa « Buteco Feminino – Mesa para Conversa de Mulher

  14. minha querida: finalmente alguém traduz com todas as letras e pontos (especialmente o de exclamação!!!) as minhas queixas, e sofrimentos e anseios…😦
    me vi refletida em seu texto, e te suplico: se vc encontrar a cura, por favor, me digaaaaaaaaaa!!!!!!
    preciso de socorro, minha casa tá igualzinha a sua, se não estiver pior! com marido, cachorro e dois filhos, que na verdade são desculpa pra minha não aceitação em ser dona de casa, meu lar de doce não tem nada, a não ser por formigas…
    parabéns por sua coragem e honestidade!!!

    sou sua fã!
    bjs

    • Olá Rose!
      Muito obrigada pelo seu comentário…
      Acho que a gente não pode se responsabilizar por toda a bagunça da casa, porque não moramos sozinhas, né? Ainda assim, também acho MUITO difícil manter a casa arrumada. A solução que encontrei e que mais deu certo para mim, foi criar uma rotina, estabelecendo para cada dia, algumas tarefas domésticas… Além disso, coloquei meu filho para arrumar as bagunças de brinquedos…
      Mas não dá para imaginar que pessoas como eu que não nasceram com a Amélia encarnada vão conseguir manter a casa arrumada todos os dias. Estou no final da minha gestação e simplesmente desisti de tentar arrumar a casa – não dá, não consigo, não tenho humor para isso. E tudo bem! Chega da gente se sentir culpada por tudo, não é mesmo?
      Beijos
      Sofia

  15. kkkk confesso que rí horrores desse post , mas rí pq me identifiquei um pouquinho com
    ele !!! é que artesanato ( eu tb faço) e internet acaba prendendo muito nossa atenção e a hora voa quando estamos fazendo essas coisas legais né ? eu tento , faço do possível ao impossível pra manter minha casa arrumada , já que eu odeio fazer tarefas domésticas !!! tenho três filhos sendo 2 adolescentes e um de 5 anos daí vc já viu né ? meu marido tem uma oficina em baixo da minha casa , conclusão ele tá toda hora entrando em casa com aquelas mãos sujas de graxa abrindo a porta da geladeira e etc…
    fora as roupas jogadas que ele deixa por toda a parte da casa , é muito difícil mas eu tô tentando , e o melhor conselho que eu posso te oferecer é o seguinte : NUNCA LIGUE O COMPUTADOR ANTES DE FAZER TODAS SUAS TAREFAS DOMÉSTICAS ISSO VEM ME AJUDANDO MUITO , E TAMBÉM NUNCA NEM RETOQUE AQUELA DEMÃO QUE FALTOU DA DECOUPAGEM DO DIA ANTERIOR , DEIXE ELA LÁ , ESPERANDO ATÉ VC TERMINAR TODOS OS AFAZERES ,DEPOIS QUE TIVER TUDO NOS TRINKS .DAÍ VC PODE USUFRUIR DA INTERNET E DO ARTESANATO NUMA BOA E COM A MENTE TRANQUILA PQ JÁ VAI TAR TUDO EM DIA . BJS E ADOREI O BLOG !!! CURTIDÍSSIMO !!!

  16. amiga confesso que meus olhos tao cheios de lagrima nao pela bagunca mas de alivio por existir mais pessoas como eu… Achava que tava so nesse mundao . Sou uma dona de casa pessima e morro de remorso e vergonha mas nao to conseguindo mudar … Vc tem sorte pelo menos tem sua sogra e faxineira eu nada disso . Arghhhhh… Mas enfim tbem preciso de ajuda vou pegar carona no seu pedido de socorro bjus

  17. hahaha credo… Cara colega nao aguentei depois de ler algumas dicas… Caramba suas amigas tao se esforcand. Nao consegui ler todas ate o final mas espero conseguir colocar em pratica pelo menos a parte das loucas roupas e brinquedos… Ha e as camas hunfh… Nao e facil nao… Vc ta conseguindo. Poste fotos da casa arrumadinha so p incentivar a nacao desordera… Bjus

  18. Olha soh amiga lendo o q vc escreveu m identifico mto c vc, soh q ñ tnho filhos, somos soh eu e meu marido. ele eh super desorganizado e se eu dxar o serviço vaisoh acumulando quando eu vejo minha ksa ta mais pra um chiqueiro do q pra uma ksa msm.
    o q eu faso??
    quando estou sozinha aproveito e dxo a ksa super limpa e organizada, quando ele xega ou no dia seguinte ja poso fik c ele mais tranquila, e otra coisa, pod m xamar d xata, mais c tm uma coisa q odeio eh sujar o q limpei e bagunçar o q organizei entao pgo no pe msm.
    Faça o msm com seu marido e seu filho. ñ tm uma receita magica para c limpar uma ksa, eh soh dsgrudando o bumbum do sofá e partir pro abraço.
    no final quando estiver td limpinho, xerozim e organizado, vc v q valeu a pena td o esforço

    • Ola Sofia!! Primeiramente parabens pelo blog! e sempre bom achar pessoas q compartilham do nosso mesmo desespero!! heheh eu sou desse tipo tb… so q com um diferencial piorador de situacao… a minha mae NUNCA foi organizada, eu cresci vendo ela sempre fazer o minimo, com muito sacrificio e preguica, e isso quando era casada com meu pai, mas depois q separou ai q as coisas desandaram mesmo… eu e meus irmaos eramos muito pequenos e crescemos no meio de muita louca suja, camas desarrumadas, chao preguento…. ela pagava uma empregada as vezes quando a situacao estava realmente insustentavel… bom, eu hoje com 26 anos, sou uma PESSIMA dona de casa… eu tenho ate boa vontade, mas eu nao consigo ter essa logica de pensamento… penso ate em procurar um psicologo pra ver se eu tenho jeito hehehe… atualmente moro com meu namorado na Croacia e ele fica horrorizado q eu nao consiga ser dona de casa… outra coisa q me intimida e q a vozinha dele tambem mora aki e a cara dela para as minhas habilidades domesticas nao e nada boa… eu devo estar voltando pro Brasil em breve, pois eu realmente nao consigo manter a casa e eles reclamam bastante. Eu espero q eu tenha jeito um dia.

      um bjao e foi muito bom encontrar seu blog!!

  19. OI gente! Adorei os comentários, passo pelos mesmos problemas e adorei os conselhos. Só tenho uma sugestão contrária as q já foram dadas. As roupas usadas mas ainda ñ sujas ñ devem ser guardadas no guarda roupas junto às ñ usadas, pois o cheiro do suor e desodorante ficam impregnados e deixam o guarda roupa com cheiro desagradável. As roupas precisam ficar em lugar aberto para ventilarem e serem usadas mais uma vez. Atrás da porta, em cabideiros, compromete o visual do quarto quando fecha a porta. A única solução é guardá-las em uma parte do armário q ñ tenha porta, pra elas ficarem em cabides . há q s fazer uma alteração no armário ou mandar fazer um pequenino sob encomenda. é o q vou fazer em breve. qualquer dúvida podem me perguntar por email: mdinizdeoliveira@gmail.com Tenho uma revista d decoração d móveis planejados com esse compartimento aberto.Vou tentar postar aqui. Esse probleminha me atormenta há anos! rs Bjs a todas !

  20. Meu tenho o mesmo poblema!ñ sei ser uma boa dona de casa ,eu tento e ñ conscigo ,olha que meu marido me ajuda em tudo ,só que ele tem de trabalhar e ñ conscigo manter arrumada a minha casa.Ele fica o tempo todo falando o que tem de fazer .E A LOUÇA Ñ VAI LAVAR ? E O FOGÃO TEM QUE LIMPAR ! TÓ SEM MEIAS ,SEM CALÇA E ETC….meu é complicado ser dona de casa ainda bem que meu marido me ama ! se fosse outro já tinha me largado .presciso de ajuda paula.

  21. Geenteee…adorei conhecer esse blog!

    Eu chorei de rir qd li o texto e vi as fotos…pq foi identificação à primeira vista…me senti numa terapia de grupo…rsrs
    Sou muito bagunceira tb. Minha mãe era organizada de forma normal, mas sou filha caçula temporã e única menina, conclusão: os meus irmãos sempre arrumavam os meus brinquedos. Pelo menos eu sempre me desculpei com este motivo psicológico, para q não pensassem em nada pior..rsrsrs
    Moro sozinha a 4 anos. Foi qd eu realmente tive a necessidade de lavar um copo. E foi qd tudo piorou pq eu não tenho a pressão de ninguém para arrumar a casa.
    Vc é muito corajosa por postar tudo isso e ainda levar as suas amigas para ver a sua bagunça. Eu tenho vergonha e não recebo ninguém qd as coisas não estão legais. Tanto que no trabalho sou super organizada.
    Qd eu pego p arrumar faço tudo bem direitinho, o problema é q eu não consigo começar e continuar, muito menos pegar alguma coisa e colocar de volta no lugar…
    Acho q é uma característica pessoal, de repente a gente tem alguma qualidade em especial para compensar…rsrsrs

    Só tem uma coisa, não peça p um bagunceiro, colocar toalhas enroladas no banheiro. É simplesmente impossível. O bagunceiro (com boa dose de preguiça) precisa das regras mais práticas que existem!

    Beijos

  22. Meninaa achei simplesmente incrivel seu post, porque eu realmente pensava ser a única no mundo a deixar tudo tão bagunçado, afinal vou na casa de outras pessoas e está tudo tão arrumadinho e fico pensando pq minha casa não podia ser assim também.
    Fui criada com a minha vó e sabe como é né fui super mimada nunca fiz nada em casa, não lavava nem um copo até que casei fazem dois anos e nesse tempo eu venho numa guerra com a minha casa está sempre muito bagunçada e meu marido até reclama mas também não faz nada pra ajudar, aí tento colocar a desculpa no meu trabalho que consome todo o meu tempo. Isso porque ainda não tenho filhos e não consigo imaginar como seria se tivesse pois se já está assim imagina cuidando de um bebê fico desesperada só em pensar, mas o jeito é força de vontade e talvez fazer algumas regrinhas sei lá. Torço para q vc consiga se organizar aí que eu tentarei aqui bjsss

  23. Amei este blog!!! Sentia-me como se fosse a única a viver esta situação mas, feliz ou infelizmente, vejo q há muitas mulheres q estão na mesma. A troca de experiências deu-me força p/continuar em frente. À luta companheiras!!!

  24. Bom, eu me identifiquei muito com vc, tudo isto acontece comigo também e eu não sei oque fazer todos os dias eu levanto e digo para mim mesma hoje vou arrumar a casa mas passa as horas e eu não consigo será doença? será oque? se tivesse algum remédio eu compraria: gente não sou assim porque eu quero eu tento mas é mais forte do que eu. se vc encontrou ajuda me ajude por favor.

Os comentários estão desativados.