Poema: Tabacaria Revisitada

Tabacaria Revisitada

A Fernando Pessoa

Este intenso nada me consome

Sento-me defronte àquela tabacaria

Tenho também em mim todos os sonhos do mundo

Estou em uma das outras mansardas

e aprecio a mesma pequena comendo chocolates.

Do mesmo modo, penso

e, similarmente, deito tudo para o chão…

Não sei quem sou… e ser o que penso está muito distante do real

Ah! Quisera eu fazer de minhas palavras

este consolo tão bem quanto o poeta.

Coloco-me diante do sono, diante da fuga

luto com as palavras (apesar de esta luta ser vã)

Busco aquilo que em mim partiu

Não há sentido para toda esta sinestesia

O aroma das canções melancólicas

O som suave do hálito infantil

Tateio as letras, torno-me seca

É o mesmo céu azul

É a mesma verdade vazia e perfeita

Não há, por aqui, o Tejo

Mas o rio que em mim corre

torna-se, lentamente, como o português:

ancestral e mudo.

Mágoa revisitada?

Ainda não há sombra do que parte

Meus pedaços pelo chão

cortam os pés da realidade

finco-me, deixo de me mover.

Sofia de outrora de hoje

não tarda

enquanto pensa, perde os sinais do que é real

Perde a si mesma

Não haverá como tirar a máscara

Não reconhecerá seu rosto

Já não me reconheço

Sou outra aquém de mim mesma.

Sofia Amorim – outubro de 2009

3 pensamentos sobre “Poema: Tabacaria Revisitada

  1. Sô,
    que legal poder ler seus textos e poemas. Sinto me lisongeada e próxma de ti acompanho suas sensações. Obrigada por compartilhar conosco algo tão precioso.
    bjux com carinho.
    Tati

  2. Pingback: Tabacaria e Pessoa – mestre, poeta « Buteco Feminino – Mesa para Conversa de Mulher

Só é um Buteco se tiver conversa! Vem, deixe seu comentário!

